Publicado por: pgentil | 19/03/2012

Trabalhos do 1º Bimestre de 2012

1º Ano:

Produção de um vídeo no Youtube (máximo de 10 minutos – verificar extensão compatível), ou digitada neste post através de comentário, ou em CD ou DVD que seja compatível em Windowns Media Player, entrevistando pessoas que deverão comentar o seguinte tema: “Como o Ser Humano conhece?”, utilizando em suas respostas as experiências pessoais e profissionais.

Para a realização da entrevista deverão fazer parte das questões a serem respondidas, os temas apresentados na aula de Filosofia, como: Inatismo (pessoa já nasce sabendo), Empirismo (pessoa conhece através das experiências), Racionalismo (pessoa utiliza a razão para conhecer) e Criticismo (pessoa une o Racionalismo e o Empirismo).

A entrega dos trabalhos será feita através de um comentário a ser realizado neste post (o comnetário será liberado pelo professor – cuidado com duplicidades de trabalhos) contendo os seguintes dizeres:

Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:    (nomes e números) do 1ª série D do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://….”.

Pessoas a serem entrevistas (escolher uma pessoa destes grupos abaixo):

A – Professores (não de nossa escola)

B – Médicos, Dentistas, Enfermeiros, pessoal da área da saúde.

C – Engenheiros, Arquitetos, Advogados, Economistas, Contadores, Administradores, pessoal da área das comunicações, etc.

D – Religiosos

E – Vereadores – políticos partidários

Data de entrega:

Entrevista digitada como comentário neste Post: 05-04-2012 – 23 h

DVD ou CD possível de rodar em Media Player: 04-04-2012 – Entrega em sala de aula ou o professor passará nas salas para recolher o material com assinatura na ata de entrega.

YOUTUBE – 09-04-2011 (segunda-feira) até 23 h.

NÃO DEIXAR NO ENVIO DO YOUTUBE A SELEÇÃO “PRIVADO”, MAS SIM: “PÚBLICO”


Pauta da entrevista:

1 – Autorização para divulgação da imagem e som na internet.

2 – Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social – se houver), faculdade ou Universidade que cursou, experiência profissional.

3 – Pedir para que a pessoa comente como o Ser Humano conhece:

Inatismo?

Empirismo?

Racionalismo?

Criticismo?

4 – Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?

5 – Qual a importância da Filosofia.

6 – Agradecimentos e menção dos nomes e nº dos membros do grupo  (individual ou em grupo de 2 a 6 membros) que participaram da entrevista.

Se possível, o trabalho deverá ter slides identificando o trabalho e também no final o agradecimento ao entrevistado, colocando se possível, e se autorizado o endereço das redes sociais do mesmo.

2º Ano:

Produção de um vídeo no Youtube (máximo de 10 minutos – verificar extensão compatível) ou digitada neste post através de comentário, ou em CD ou DVD que seja compatível em Windowns Media Player entrevistando pessoas que deverão comentar o massacre de estudantes ocorrido na escola Judia de França, e a existência de Bullying e preconceito racial nas escolas.

Para a realização da entrevista deverão fazer parte das questões a serem respondidas, as considerações dos entrevistados a respeito do acidente ocorrido naquela escola. (vide: http://bandnewstv.band.com.br/noticias/conteudo.asp?ID=580811&tc=mundo-cerco-co-ctircdor-de-toulouse-entrc-no-segundo-dic&tc=toulouse/frcn%C3%A7c-pol%C3%ADcic-invcde-pr%C3%A9dio-e-mctc-ctircdor )

A entrega dos trabalhos será feita através de um comentário adicionado neste post (o comnetário será liberado pelo professor – cuidado com duplicidades de trabalhos) contendo os seguintes dizeres:

Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:    (nomes e números) do 2ª série B do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://”.

Pessoas a serem entrevistas (escolher uma pessoa destes grupos abaixo):

A – Professores (não de nossa escola)

B – Médicos, Dentistas, Enfermeiros, pessoal da área da saúde.

C – Engenheiros, Arquitetos, Advogados, Economistas, Contadores, Administradores, pessoal da área das comunicações, etc.

D – Religiosos

E – Vereadores – políticos partidários

Data de entrega:

Entrevista digitada como comentário neste Post: 05-04-2012 – 23 h

DVD ou CD possível de roda em Media Player: 04-04-2011 – Entrega em sala de aula ou o professor passará nas salas para recolher o material com assinatura na ata de entrega.

YOUTUBE – 09-04-2011 (segunda-feira) até 23 h.

NÃO DEIXAR NO ENVIO DO YOUTUBE A SELEÇÃO “PRIVADO”, MAS SIM: “PÚBLICO”

1 – Autorização para divulgação da imagem e som na internet.

2 – Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social – se houver), faculdade o Universidade que cursou, experiência profissional.

3 – Pedir para que a pessoa comente os acontecimentos do “Massacre da Escola Judia Francesa” em março de 2012:

4 – Como evitar o Bullyng e preconceitos raciais nas escolas?

5 – Por que o Bullyng (mesmo como brincadeira) é anti-ético?

6 – Agradecimentos e menção dos nomes e nº dos membros do grupo  (individual ou em grupo de 2 a 6 membros) que participaram da entrevista.

Se possível, o trabalho deverá ter slide identificando o trabalho e também no final o agradecimento ao entrevistado, colocando se possível, e se autorizado o endereço das redes sociais do mesmo.

3º Ano:

Produção de um vídeo no Youtube (máximo de 10 minutos – verificar extensão compatível) ou digitada neste post através de comentário, ou em CD ou DVD que seja compatível em Windowns Media Player, entrevistando pessoas que deverão comentar os principais preconceitos contra a Filosofia e contradizê-los, utilizando as suas experiências pessoais e profissionais.

Para a realização da entrevista deverão fazer parte das questões a serem respondidas, os temas apresentados no Senso Comum a respeito da Filosofia, da sua própria prática ingênua, e o que os principais ditadores e articulistas políticos dos governos que foram contrários a sua implantação, enquanto disciplina, afirmaram a respeito dela, desde a década de 1970 até os dias atuais ( retorno da Filosofia em 2008).

A entrega dos trabalhos será feita através de um comentário adicionado neste post (o comnetário será liberado pelo professor – cuidado com duplicidades de trabalhos) contendo os seguintes dizeres:

Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:    (nomes e números) do 3ª série B do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://”.

Pessoas a serem entrevistas (escolher uma pessoa destes grupos abaixo):

A – Professores (não de nossa escola)

B – Médicos, Dentistas, Enfermeiros, pessoal da área da saúde.

C – Engenheiros, Arquitetos, Advogados, Economistas, Contadores, Administradores, etc.

D – Religiosos

E – Vereadores – políticos partidários

Data de entrega:

Entrevista digitada como comentário neste Post:  – 23 h – 05-04-2012

DVD ou CD possível de roda em Media Player: 04-04-2012 – Entrega em sala de aula ou o professor passará nas salas para recolher o material com assinatura na ata de entrega.

YOUTUBE – 09-04-2011 (segunda-feira) até 23 h.

NÃO DEIXAR NO ENVIO DO YOUTUBE A SELEÇÃO “PRIVADO”, MAS SIM: “PÚBLICO”


1 – Autorização para divulgação da imagem e som na internet.

2 – Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social – se houver), faculdade o Universidade que cursou, experiência profissional.

3 – Pedir para que a pessoa comente os preconceitos contra a Filosofia:

Senso Comum

Ditadores

Articulistas do Governo

4 – Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?

5 – Qual a importância da Filosofia.

6 – Agradecimentos e menção dos nomes e nº dos membros do grupo  (individual ou em grupo de 2 a 6 membros) que participaram da entrevista.

Se possível, o trabalho deverá ter slide identificando o trabalho e também no final o agradecimento ao entrevistado, colocando se possível, e se autorizado o endereço das redes sociais do mesmo.


Responses

  1. 1 – Autorização para divulgação da imagem e som na internet.
    2 – Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social – se houver), faculdade o Universidade que cursou, experiência profissional.
    3 – Pedir para que a pessoa comente os preconceitos contra a Filosofia:
    Senso Comum
    Ditadores
    Articulistas do Governo
    4 – Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?
    5 – Qual a importância da Filosofia.
    6 – Agradecimentos e menção dos nomes e nº. dos membros do grupo (individual ou em grupo de 2 a 6 membros) que participaram da entrevista.

    2- Entrevistado: Ricardo Freirre 36 anos, ele cursou engenharia civil (porem não atuou na área) fez administração e tem uma loja chamada Magneto

    3- Senso comum: é um pensamento superficial, um conceito, que a pessoa tem superficial daquilo.

    Ditadores: simplesmente porque a filosofia abre a mente das pessoas, tiram elas do senso comum, lembrando da frase: ” a unanimidade é burra ‘‘, ou seja, as pessoas tende a formar suas opiniões segundo o que os outros pensam.

    Articulistas do Governo: é aquele que leva as informações para o governo e fala a eles oque devem fazer como por exemplo oprimir os filósofos da época q faria perguntas demais

    4- me ensina a lidar com as diferenças de opiniões, e ainda assim usada a ética, sabendo respeitar a opinião de cada funcionário, e acatando , tornado disso um bem pra empresa

    5–Pra mim a filosofia abre nossa mente, pra conceitos. Deixando-nos com uma visão mais panorâmica do mundo.

    Agradeço ao senhor Ricardo Freirre pela entrevista concedida a nós Wellington AP.G. Viana n°30 e Rhaylla Andressa A Oliveira n°25

  2. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:(Michele Barbosa nº30 , Renan Alves nº34, Thaina Ribeiro nº38, Thais Cristina nº39) do 2ª série E do Ensino Médio.”

    Entrevistado:
    Marcos Alexandre Da Silva

    Advogado, Empresario

    FORMADO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO, INSCRITO NA OAB DESDE 2010.

    Como Evitar o Bullyng e preconceitos raciais nas escolas ?
    RESPOSTA:
    Bom, primeiramente, o Bullyng é uma violência física ou psicológica realizada continuamente por uma pessoa ou por grupos, com a finalidade de intimidar outras. Na minha opinião, é um assunto que deve ser tratado dentro de casa com uma conversa muito ampla entre pais e filhos. Afinal de contas, seu filho pode tanto ser uma vitima,ou um agressor da violência.

    Por que o Bullyng (mesmo como brincadeira) é anti-ético?

    RESPOSTA:
    O Bullyng mesmo como brincadeira, é anti-ético pelo fato de atentar contra a moral e os bons costumes, uma vez que constrange as pessoas diminuindo-as perante a sociedade, causando um enorme dano para quem sofre as violências. Em alguns casos, existem pessoas que não aguentam a pressão e acabam cometendo o suicídio, ou até mesmo atentando contra a vida de outras pessoas por causa do constrangimento.

    Comentario do Grupo :

    É Anti-ético. Pois sair por ai matando pessoas indefesas não é algo natural que se faça no dia-a-dia. Apenas pessoas sem caráter e sem um pingo de consciência tem essa atitude irracional e desumana.

  3. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Andressa Alves Macedo n 10, Larissa Lima Cavalcante n 16, Maísa F Marchetti n 18, Mariana Maumbres Gama n 19 do 3ª série A do Ensino Médio.”

    Entrevistada: Damares Corrêa Alves
    Profissão:Professora
    Faculdade Cursada: Nossa Senhora do Patrocínio (atual CEUNSP) em Itu.
    Experiência Profissional: Professora por 7 anos.

    1- Comente sobre os preconceitos contra a filosofia no SENSO COMUM, com os DITADORES e com os ARTICULISTAS DO GOVERNO:
    Resposta:A filosofia é contrária ao senso comum, porque se recusa as visões simplistas e instantâneas, sem nenhum fundamento ou argumentação.A filosofia também é contra a intolerância própria de quem transforma as opiniões em crenças inquestionáveis. Sobre os políticos (ditadores e articulistas) que eram contrários a sua implementação como disciplina nas escolas, nos levam a pensar que, para eles, não era interessante a prática da filosofia em sala de aula, porque a mesma, aumenta a visão das pessoas e faz com que as pessoas pensem de uma maneira diferente, o que reflete nos atos de saber e o que é certo e o que é errado. Sendo assim, para os governantes, não era conveniente que seus futuros eleitores tivessem uma consciência sobre seu próprio voto, o que realizaria nas cobranças justas. Devido a isso, a filosofia acabava por não ser bem vista como disciplina nas escolas.

    2- Qual a ligação da filosofia com a sua profissão?
    Resposta: Como professora em sala de aula, apesar de não dar aula de filosofia, debatemos em sala de aula sobre as ações, se elas estão certas ou erradas diante de alguma coisa, como por exemplo, algo que está na mídia e costumamos fazer isso sempre e colocar em debate, o que faz que os alunos reflitam sobre muitas coisas e sobre as suas próprias ações também.

    3- Qual a importância da filosofia?
    Resposta: A filosofia é muito importante para o ser humano, porque ela faz com que este mesmo, pense e repense os seus atos, reveja os seus atos cometidos no passado e tenha um olhar diferente para o futuro.

    Nossos agradecimentos a professora Damares, que nos concebeu o seu tempo e a sua atenção, para a realização desta entrevista.

  4. Entrevista – 28/03/2012.
    Informações da entrevistada: João Fabio Santiago se formou na USP, atualmente é Professor. Não obtém redes sociais.

    Pergunta – O que você pensa em relação aos preconceitos sobre a filosofia?

    Resposta– Acredito que as pessoas não gostam da filosofia por dois motivos. Em primeiro ela ensina você basicamente a questionar, a buscar e a construir suas verdades. E as pessoas em geral na minha visão gostam de encontrar as verdades prontas. Isso é até normal, dado ao fato que as pessoas tiveram pouco tempo para ler e refletir ao longo da vida, mais absorvidas pela rotina do trabalho. Em segundo lugar, creio que a maioria das pessoas ainda pensa que a filosofia se afadiga com problemas que estão fora da esfera humana de ação, nisso elas querem objetividade, ou seja, algo mais pragmático. E filosofo, tal como físico e matemático não ganham bem. E o respeito às profissões mostra que para a maioria delas vale o prestigio social e financeiro que o curso pode oferecer.

    Pergunta – O que é o senso comum?

    Resposta– O senso comum é uma sabedoria, um saber informal, não precisa de muitos estudos, porque é um saber que conseguimos pelas experiências vividas ou contadas por nós, isso é justificados por costumes, tradições, hábitos e tudo que fazemos em nossa vida.

    Pergunta – Quais são os seus pensamentos sobre ditadores?

    Resposta– Momentos para se esquecer da nossa historia, eles não davam a liberdade de expressão por isso na maioria das vezes o povo era sempre enganado, as pessoas não tinha o direito de argumentar, nem podia fazer criticas que poderiam colocar duvidas as regras em vigor criadas por eles. Para que as pessoas não corresse e o risco de morte.

    Pergunta – E os Articulistas do Governo?

    Resposta– São os sujeitos que passa as informações para o governo e dar suas opiniões para fazer com que os integrantes do governo possam exercer pressão forte sobre os filósofos da época para que não contestassem as medidas tomadas pelo governo.

    Pergunta – Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?

    Resposta– Como professor ensino meus alunos a interpretarem e saberem formar critica e sua própria opinião sobre o determinado assunto, gerar argumentos construtivos, trazer a verdade, formar a própria opinião… E a filosofia tem esse propósito de apoiar as pessoas a refletir, transformando em perguntas e argumentos que ajudam na hora de se expressar diante de algum acontecimento.

    Pergunta – Qual a importância da filosofia, tanto para você quanto para a sociedade em que vivemos?

    Resposta– A filosofia nos ajuda a entender os pensamentos dos seres humanos, fazendo com que agente vá defender nossa própria opinião com bases solidas e fazer argumentos que convença. Ajuda o individuo ser mais ético, aspecto muito importante para quem ensina, porque os professores têm que passar essa impressão para o aluno.

    Agradecimentos:
    Agradecemos ao Sr.João Fabio Santiago pela sua atenção colaboração e autorização, para utilizar essa entrevista no trabalho de filosofia da escola E.E. Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor: Gentil Gonçalves Filho. Para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012.

    Menção dos nomes e números dos membros do grupo:
    Do 3ªA do Ensino Médio.
    Wesley de Araújo. Nº31
    Caio Guedes. Nº06
    Nathalia Machado. Nº22
    Vinicius Felitto. Nº26
    Vinicius Leonardo. Nº27
    Ana Cecília. Nº02

  5. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Amanda Bernardinetti N°01 Patrícia Favini Pinto N°24, Isabela de Oliveira Patrocínio N°11, Emille Heiko Trindade da Silva N°09. 3°A

    Taisa Cristina Sibinelli de Oliveira, está ciente da divulgação destes dados. Cursou Faculdade de Direito, UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba, Mestrado em Direito Ambiental, Professora de Inglês e Legislação na FIEC – Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura.
    1)O que você acha do preconceito em relação a Filosofia ?
    Acho que as pessoas as pessoas que não tem conhecimento sobre a disciplina, tem preconceito. Assim como temos preconceito sobre o desconhecido.

    2)Você acha que ainda existe preconceito contra a filosofia ? E você tem ?
    Sim. Não.

    3)O que é Filosofia pra você ?Só pode ser filosofo quem sabe o que é Filosofia ?
    É uma determinada disciplina que ajuda você a sair do comodismo, no sentido de pensamento. Não, mas precisa entender seus conceitos , para sair do comodismo de pensamento.

    4)Você acha importante filosofia na escola ? Porquê ?
    Sim.Para os alunos entenderem a realidade cultural e social do mundo.

    5)Levar a Filosofia as pessoas, levam as pessoas a filosofar ?
    Não necessariamente.

    6)Você concorda que todo pensamento é uma reflexão? Porquê ?
    Não. Pensamento só é reflexão se você olhar para os múltiplos lados do problema, e que haja uma reflexão concreta.

    7)É necessário acreditar no que nos dizem os professores ?
    Não. Pode haver um questionamento.
    É sempre possível conhecer melhor uma coisa ?
    Sempre há o que aprender.

    9) Só a ciência nos diz a verdade ?
    A ciência muitas vezes dia a verdade, mas há outras em que ela se engana.

    10) Qual o objetivo da filosofia ?
    Provocar a reflexão das pessoas.

    11)Qual a ligação da filosofia com o exercício da sua profissão?
    Total, tem muitos conceitos que traz da Filosofia pro exercício da profissão: Direito, Cidadania, equidade, igualdade, justiça entre outros.

  6. trabalhos dos alunos Danilo Jackson Jhonatan
    numeros 10 17 19 3ºG

  7. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Bruno Santos de Almeida 05, Vitor Rodrigues Coimbra 28 e Yurika Toiomoto 32 do 3ª série A do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=Z-BHBnOf9_g&feature=youtu.be

  8. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Alana Leite 01, Ana Marotti 07, Daniel Fischer 09, Janaina Oliveira 19 e Thais Moreira 28 do 3ª série C do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://http://www.youtube.com/watch?v=1BHK_Q6mMxM&feature=youtube_gdata

  9. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: (Brenda Nº 4 e Natalia Nº21) do 3ª série D do Ensino Médio.

    Informações da entrevistada: Fabiana Rodrigues Cancian,se formou na UNICAMP,atualmente é professora.

    Pergunta – O que você pensa sobre os preconceitos contra a filosofia ?
    Resposta– Penso que as pessoas hoje em dia tem preguiça de ir em busca da verdade,elas preferem respostas prontas e a filosofia leva você a questionar uma determinada ideia,pensamento,ações,valores e etc. Nossa sociedade costuma julgar como ruim toda aquela profissão que não tem uma remuneração alta e que não tem tanto prestigio ao ver dos outros indivíduos,a filosofia requer um olhar mais profundo,exige que façamos muitas perguntas para descobrirmos a verdade e nossa sociedade vê pessoas assim como loucas,desocupadas e na verdade não é assim,são pessoas em busca de conhecimento,sabedoria para não serem pessoas ignorantes sem terem estrutura para formar uma opinião.

    Pergunta – O que é senso comum ?
    Resposta– Podemos dizer que senso comum é uma sabedoria,um saber informal, não necessita de estudo mais aprofundado é um saber que adquirimos através de experiências vividas ou contadas para nós,isso ocorre por costumes,tradições,hábitos e tudo aquilo que fazemos em nosso dia-a-dia.

    Pergunta – Qual é o seu pensamento sobre ditadores?
    Resposta– Foram pessoas horríveis para nossa sociedade,eles n permitiam a liberdade de expressão então o que era imposto por eles era a verdade,as pessoas não podiam formar suas próprias ideias, não podia fazer questionamento que levasse a duvida sobre se os métodos utilizados por eles eram corretos.
    As pessoas tinham que aceitar a “verdade” imposta por eles sem poder questionar se quisessem serem livres e vivos.

    Pergunta – E sobre os Articulistas do Governo?
    Resposta– São pessoas que passam informações para o governo e utiliza argumentos para fazer com que os integrantes do governo possam exercer pressão forte sobre os filósofos que não contestem as medidas tomadas pelo governo.Isso vem de muito tempo atraz.

    Pergunta – Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?
    Resposta– Como professora ensino crianças a interpretarem,formar ideias,criticas sobre algum assunto,fazer questionamentos,ir em busca da verdade,formar a própria opinião…E a filosofia é basicamente isso ajudar as pessoas a construírem ideias críticas,elaborar perguntas que a levem cada vez mais perto da verdade,ensina a sermos cidadãos e buscar nossos direitos por meio de argumentos.

    Pergunta – Qual a importância da filosofia,tanto para você quanto para a sociedade em que vivemos?
    Resposta– A filosofia me ajuda a compreender as atitudes das pessoas,me motiva sempre ir em busca da verdade,formar opinião própria com bases solidas e ter argumentos concretos para defende-la.Ajuda a ser uma pessoas mais ética ,aspecto fundamental para quem ensina ,pois professores servem de modelo para os alunos.

    Agradeço a colaboração da Fabiana Rodrigues Cancian que permitiu realizar a entrevista para fins educativos.

  10. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Marcos Vinicius Nº 19 e Guilherme Oliveira Nº 11 do 3ª série D do Ensino Médio

    Entrevistado:
    Alexandre Skupien / Programador de Softwares/ professor.
    PUC CAMP/Fac. Prudente de Moraes

    Aluno: O Senhor poderia comentar sobre os preconceitos com a Filosofia?
    Entrevistado: Sim, Responderei de acordo com meu conhecimento !

    Aluno: Sobre o Senso comum ?
    Entrevistado: Acredito que a maioria não sabe o que é a filosofia e pensa que se trata de algo muito complicado.

    Aluno: Sobre Ditadores?
    Entrevistado: Provavelmente são os que menos gostam da Filosofia – uma vez que esta estimula o pensamento

    Aluno: Sobre Articulistas do Governo?
    Entrevistado: Podem apreciar desde que a usem a seu favor; mas não achariam interessante ver a massa populacional se envolvendo nestes pensamentos.

    Aluno: Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?
    Entrevistado: Do pensamento, avaliar os Softwares

    Aluno: Qual a importância da Filosofia ?
    Entrevistado: Em alguns casos ela é importante para praticar o ato de pensar.

    Agradecimento: Agradecemos ao Professor Alexandre por ter colaborado com nosso trabalho

  11. E. E. Dom José de Camargo Barros
    Trabalho de Filosofia do 3° – Do primeiro bimestre

    Entrevistada: Danielle Concolato da Silva Viana
    Profissão: Fisioterapêuta e-mail: daniconcolato@yahoo.com.br
    Formação: Faculdade Comunitária de Campinas 3 / Anhanguera
    Expêriencias profissionais: Unilever, Basf, Toyota, Kanjiko, Clinica atendimento com acupuntura. Atendimento nas empresas com ginástica laboral e ergonomia.

    1-) O que você acha sobre o preconceito contra a filosofia? Você acha isso certo ou errado?
    -Danielle Concolato: Penso que o preconceito surge devido à falta de informação de determinado assunto. Por ser um assunto não muito abordado, as pessoas desconhecem o verdadeiro significado.
    Na minha opinião o preconceito que existe é errado principalmente entre pessoas que desconhecem o assunto.

    2-) Qual a ligação da filosofia com o exercício de sua profissão?
    -Danielle Concolato: A ligação se encontra em todos os sentidos da profissão. No meu caso, que trabalho com muitas pessoas é importante ouvir a opinião de cada uma delas porque cada ser é único e as pessoas tem idéias e opiniões diferentes de um mesmo tema e ao meu ver é difícil compreender quem está certo e quem está errado, porque são ideologias diferentes então o importante é saber respeitar as idéias. Esse é o segredo para o sucesso.

    3-) Para você, qual a importância da filosofia nos dias de hoje?
    -Danielle Concolato: Eu penso que a filosofia nos dias de hoje, nos ajuda a refletir até mesmo os nossos atos, porém não é praticado por muitos. Seria importante que todos refletissem a essência da filosofia para o crescimento individual e profissional.

    Séries: 3°B – Período: manhã
    Prof° Gentil – Matéria: Filosofia
    Nomes: Karina Martini Zani n°24
    Karol Cavalheiro n°25
    Suzana Maffeis n°
    Ana Carolina Oliveira n°

  12. Francieli Silvério Pederiva cursou fisioterapia na faculdade Anhanguera trabalha em um consultório médico .
    Entrevistador: cite alguns preconceitos que você conhece sobre a filosofia, senso Comum:
    Francieli: filosofia é uma matéria que não é tão necessária quanto a matemática ou o português. E os estudiosos da filosofia são diferentes ou “estranhos”
    Entrevistador: Ditadores:
    Francieli: não conheço sobre o a assunto
    Entrevistador: Articulistas do Governo:
    Francieli: desculpe não conheço também sobre este assunto
    Entrevistador: Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?
    Francieli: A relação entre filosofia e a minha profissão está na utilização do pensamento e a razão, criando uma ética adequada ao meu serviço e para lidar com pessoas.
    Entrevistador: Qual a importância da Filosofia?
    Francieli: para que se desenvolva a ciência, a tecnologia e ocorra o desenvolvimento humano, é necessário o estudo da filosofia, e na minha profissão é utilizada ética de trabalho, baseada no estudo da filosofia.
    Entrevistador: o nome dos membros do grupo são Maynara Evelyn dos Anjos numero 30 e Adrieli Vieira de Godói Rodrigues numero 1, do terceiro ano B . Obrigado Francieli por nos ter cedido esse tempo e pela cooperação.

  13. “Trabalho de Aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1 Bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Flávia 11, Laís 15, Letícia 17, Verenna 31, Heloísa 36 e Taís 37 da 2 série B do Ensino Médio.”

    1 – Autorização para divulgação da imagem e som na internet.

    R: A pessoa entrevistada autorizou essa pulicação.

    2 – Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social – se houver), faculdade ou Universidade que cursou, experiência profissional.

    R: Denise F. L. Silva, 34, Pedagoga. 10 anos de experiência nessa área.

    3 – Pedir para que a pessoa comente os acontecimentos do “Massacre da Escola Judia Francesa” em março de 2012:

    R: “É inaceitável o que ocorreu ali, através da reportagem fica explícito que o preconceito gera violência e invasão de privacidade. Crianças “inocentes” morreram, somente porque existe um grupo de pessoas que não as aceitavam.
    O preconceituoso não deixa espaço em seu ser para o outro se mostrar, revelar de verdade quem ele é, isso o torna maldoso, rude e violento. Todos temos o direito de ser como pensamos e queremos ser, independentemente do outro acreditar ser bom ou não.” Denise

    4 – Como evitar o Bullyng e preconceitos raciais nas escolas?

    R: “Acredito que violência gera violência, se a criança é criada de maneira violenta ela também se expressará violentamente. Por isso a educação vem de berço, toda família tem o dever de educar, ensinar e dar o devido respeito às suas crianças, a sociedade só mudará quando o papel dos pais também mudar. Uma criança que ouve todos os dias, xingamentos aprenderá xingar, não terá conciência do respeito.
    A escola precisa desenvolver trabalhos familiares onde se desenvolva a conciência de que a cor, altura ou peso não define quem somos, simplesmente nos diferencia, mas o que vale é o nosso respeito e a união, pois em união tudo anda mais rápido, “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Paulo Freire ” Denise

    5 – Por que o Bullyng (mesmo como brincadeira) é anti-ético?

    R: “Porque ele ofende, humilha, expõe ao ridículo e gera violência.” Denise

    6 – Agradecimentos e menção dos nomes e nº dos membros do grupo  (individual ou em grupo de 2 a 6 membros) que participaram da entrevista.

    R: “Obrigada Denise por nos ajudar nesse trabalho respondendo essas questões.” Flávia, Laís, Letícia, Verenna, Heloísa e Taís

  14. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:Lilian Cristie de Oliveira e Nayra Cristina Laje Medeiros nº 15 e 22 do 3ª série D do Ensino Médio.”

    ENTREVISTA

    1- Qual o seu nome, profissão faculdade que cursou e experiência profissional?
    “Regina Gregório Laje, cursei graduação de Pedagogia com administração escolar, sou professora PEB I e atuo na área desde 2006.”

    2- A respeito da Filosofia, qual sua opinião sobre ela?
    “É importante refletirmos para nos avaliarmos e avaliar também o que está ao nosso redor, e se for para mudar que seja uma mudança positiva, claro!”

    3- Você se considera uma pessoa preconceituosa?
    “Sim, todos nós somos preconceituosos porque esse tipo de preconceito já é comum há muito tempo, junto com o senso comum, na nossa sociedade.”

    4- Muitos ditadores e políticos foram contrários a implantação da Filosofia como disciplina desde a década de 1970, que teve seu retorno em 2008. Por que você acha que isso aconteceu? Exemplifique.
    “Acredito que sempre o que é bom volta. No mínimo, proibiram porque não queriam pessoas reflexivas / críticas naquele e continuam não querendo nesse momento, antes os políticos, ditadores deixavam claro isso: quem pensava demais e entrevia na sociedade com suas idéias, eram mortos pra não despertar esta forma de pensar nos demais. E hoje, continua ocorrendo em nosso país, a única diferença é que disfarçam.”

    5-Você pratica Filosofia? E pode ser considerado um filósofo?
    “Sim pratico, muitas vezes erramos ou acertamos entre as comparações e críticas feitas, mas sempre aproveitamos algo nesse filosofar, por isso me considero uma filósofa.”

    6- Na maior parte do seu dia, você utiliza o senso comum ou o bom senso? Dê exemplos.
    ” O bom senso, o que é melhor pra todos, não provocando discussões e me colocando no lugar do outro.
    Exemplos:

    • Vou presenteá-lo porque ele não tem ninguém / nada…. Sempre? Nem pensar! Vai ganhar se merecer e pronto.
    • Escuto uma pessoa criticando a ação do outro e se valer a pena dialogo com a pessoa, caso contrário, oculto a minha opinião e não coloco lenha na fogueira.”

    7- Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?
    “Não só na profissão, mas diariamente lidamos com pessoas o tempo todo, e se não refletirmos sobre o histórico cultural da pessoa, sempre haverá conflito. Mas em sala de aula, eu preciso usar dessa forma de visão que é a filosofia, para ensinar ou mostrar o possível e o melhor de mim aos meus alunos, para que sigam meu exemplo.”

    8- Qual a importância da Filosofia?
    “A importância é trazer para o convívio a aceitação de que todos nós somos, agimos, pensamos diferentes e que devemos respeitar o próximo. A diferença é que uns analisam mais profundamente as situações, no entanto, outros agem por emoção, impulso, pensam menos, acreditam que pensar demais é coisa de louco, e nesse momento é que os conflitos surgem.”

    9- Comente os preconceitos contra a Filosofia em relação à:

    – Senso comum:
    “É o que a maioria das pessoas segue em muitas das situações: não refletem e vão pelo caminho mais fácil, sem avaliar o todo, detalhadamente, porque se fizessem isso talvez a situação na qual nos encontramos atualmente seria melhor.”

    – Ditadores:
    “Ainda em nosso meio há alguém que nos dita, o problema é que o povo mão percebe, não reage e aceita o que é ditado e pronto, passa despercebido, porque antigamente éramos proibidos de fazer qualquer coisa que prejudicasse o governo, no entanto, hoje, fazemos isso e muito mais, mas cumprimos regras… O povo vai às ruas, faz barulho, expõe o que pensa, mas ainda aceita…”

    – Articulistas do Governo:
    “O governo está totalmente cercado por essas pessoas, não só uma cabeça que pensa, mas centenas, por isso que surgem idéias e mudanças. São cabeças e culturas gerando, refletindo, no que mudar ou melhorar, e a corte, só bate o martelo / decreta.”

    10- Conclusão
    “Percebo que o ser humano filosofa e muito, mas não sabe ou não percebe, que suas ações, reflexões, crenças, enfim, que o seu modo de agir pode ser considerado uma maneira de filosofar. A todo o momento, está em conflito, seja com si mesmo ou com pessoas próximas a ele, então é necessário que sejamos mais atentos as nossas atitudes e não só as dos outros, para que dessa forma mudanças concretas aconteçam em nossa sociedade.
    Agradeço as alunas Nayra e Lilian por me escolherem para esta entrevista e espero ter colaborado com vocês. Obrigada.”

  15. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Beatriz S. Moronta 06; Maria Gabriela Olivo 22; Stéphanie Finardi 29; do 2ª série B do Ensino Médio.”

    O massacre de estudantes ocorrido na escola Judia da França

    – É horrível ver esse tipo de notícia hoje em dia. Um homem que desconta, em crianças e pessoas inocentes, um problema que deve ser resolvido com a justiça, com certeza sofre de algum tipo de distúrbio, apesar da intenção ser defender seu território. Também não adianta agir com raiva porque no final só vai acabar piorando a situação. Esse conflito entre israelenses e palestinos não vem de hoje e é impressionante como essas pessoas agem para atingir uns aos outros, mas eles tem que ver que o modo como se atacam só atingem pessoas inocentes e o cidadão sozinho querendo fazer justiça com suas próprias mãos contra um país, não vai conseguir acabar com esse conflito. Tanto que após o atentado ele acabou se matando porque ele viu que depois do que fez não havia outra saída, já que naquele momento todos estavam contra ele. E agora as famílias dessas vítimas? que perderam seus familiares…
    As autoridades mandam os exércitos invadirem, no caso a palestina, por um conflito que, se formos ver, sempre existiu, e quando vai acabar? Imagina a dor de uma mãe perder um filho por causa de uma guerra nos dias de hoje, é um absurdo.

    Como evitar o bullyng e o preconceito racial nas escola?

    – É complicado, de uns tempos pra cá o bullyng é um assunto bem comentado em todo lugar, na televisão, nas escolas.. Na verdade isso sempre existiu, sempre tem aquele gordinho que é zombado, aquele que usa óculos, e esses sarristas nunca perdem a piada, quando não é com eles está tudo bem, e isso muitas vezes é tratado como brincadeira e só a vítima mesmo do bullyng que sabe a gravidade da brincadeira e como o afeta. É questão de educação, tem que começar de dentro de casa, mas nas escolas é bom ter palestras sobre o assunto, os professores conversarem com a turma sobre o problema e sempre ficarem alerta tanto com os que praticam quanto os que sofrem o bullyng para tentar controlar o problema. E o preconceito é a mesma coisa, as pessoas tem que intender que independente da cor da pele, da raça, todos são iguais.

    Por quê o bullyng (mesmo como brincadeira) é anti-ético?

    – É anti-ético porque a pessoa brinca com o defeito do outro, muitas vezes nem são pessoas próximas, nem amigos e não tem aquela liberdade pra criticar o defeito do outro, que muitas vezes são coisas que já os incomodam e essas pessoas acabam afetando o psicológico da outra. Está fora dos padrões de convivência descentes e por isso é anti-ético.

    Obrigado a Professora Silvia Lopes de Araújo, que dá aula em escola do ensino fundamental de Campinas/SP.

    Beatriz Sgariboldi Moronta 06
    Maria Gabriela Olivo 22
    Stéphanie Finardi 29
    2ºB

    entrevista: http://www.youtube.com/watch?v=QPgh1ojMc6Q&feature=youtu.be

  16. 1- Eu, Genite Ribeiro Piva, autorizo e aceito falar sobre a pesquisa da disciplina de Filosofia, proposta pelo professor Gentil Gonçales Filho, da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros.

    2- Entrevistada: Genite Ribeiro Piva
    Idade: 67 anos
    Profissão: Professora da disciplina de Português e Diretora
    Faculdade: Letras/Pedagogia – Ministro Tarcisio Dutra (Dracena)

    3- Acham que a Filosofia é coisa de loucos, pois as pessoas, na maioria das vezes, são ignorantes, pois não têm conhecimento filosófico. A pessoa fica no senso comum e não se instrui. Articulistas do Governo é que quanto mais a pessoa for ignorante é melhor para eles.

    4- A grosso modo, acho que a Filosofia está presente em todo o sistema educacional, com fundamentos nas ciências humanas, cotidianos, relações do homem na sociedade. A Filosofia envolve religião, e também os conceitos sociais.

    5- Quanto mais conhecimento tenho sobre a filosofia, mais entendo o ser humano.

    6- Eu, Aline Ravagnani (02), Ana Carolina Secchi (06), Gustavo Fernandes (18), Vanessa Locatelli (30) e Victor Matheus (31), do 3º EMC, agradecemos à você Genite Ribeiro Piva, pela sua colaboração e participação para realização do nosso trabalho da disciplina de Filosofia, sob a orientação do professor Gentil Gonçales Filho, da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros.

  17. Entrevista de Filosofia
    Entrevistado: Sidney Gonçalves dos Santos, 34 anos, Cursou Matematica na universidade de Sorocaba.
    1) Aluno: Comente a respeito dos preconceitos contra a filosofia, primeiramente inserindo o senso comum.
    Entrevistado: O preconceito parte da premissa que o trabalho obrigatoriamente deve envolver esforço físico. Partindo dessa ideia, a filosofia se encaixa como uma atividade para desocupados, que não precisa se preocupar com o próprio sustento, o que acarreta um pensamento que desvaloriza ou até menospreza o trabalho intelectual.

    Aluno: Insira agora Ditadores.
    Entrevistado: O preconceito parte do principio de que pensadores ou seja filósofos, podem questionar o sistema, despertando nos “súditos” o mesmo questionamento, gerando assim possíveis revoltas ou revolução, dificultando o controle dos anseios da população.

    Aluno: Comente agora inserindo Articulistas do governo.
    Entrevistado: Nesse caso o preconceito tem como fundamento o mesmo principio dos Ditadores, com a diferença que os Articulistas do governo tem a preocupação de manter a população na ignorância para conseguir aprovação irrestrita, uma vez que isso será usado em suas campanhas de eleição, reeleição ou ainda nas campanhas para angariar votos a aliados políticos. Isso torna os filósofos seus inimigos naturais

    2) Aluno: Qual a relação da filosofia com o exercício da sua profissão?
    Entrevistado: Sou professor de matemática e levando em conta que a filosofia é a base de todo o desenvolvimento matemático, pois a matemática é um dos ramos da filosofia que se “emancipou” há pouco tempo, e ainda que o ensino é um principio filosófico em si através do acumulo e compartilhamento de conhecimento, digo que a filosofia não só tem ligação com a profissão do professor como é a parte indissolúvel do ato de ensinar.

    3) Aluno: Qual a importância da filosofia?
    Entrevistado: A filosofia é fundamental para entretermos os princípios dos pensamento que povoam nossa mente, para a busca do conhecimento necessário para encontrar respostas às perguntas mais difíceis e fundamentais de nossa existência: de onde viemos e para onde vamos.
    O modo de pensar e de educar nossos pensamentos é fundamental para respondermos a essas outras inúmeras perguntas, nos mostrando que a busca pelo conhecimento é uma jornada que nos leva aos grandes questionamentos que a filosofia vem nos mostrando desde seus primeiros pensadores.

  18. Entrevistado : Luis Enrique Cruz
    Profissionalização :Farmacêutico Bioquímico
    Universidade que cursou : Universidade São Francisco Bragança Paulista São Paulo

    Comentário sobre o preconceito ?

    A filosofia sofre sim de preconceito,todo preconceitos é falta de conhecimento por valores ,culturais e religiosos.

    Em relação ao trabalho ?

    No inicio tudo era elaborado (medicamento )através da semelhança de uma planta com o órgão a ser tratado exemplos ,se uma folha tivesse o formato semelhante ao coração supostamente era usada para tratamento cardíaco . isso levou que não era correto pois descobriu se que todo medicamento dependendo da dose (contida ) pode ser benéfico ou letal .sendo então os parâmetros da filosofia .
    Existência :planta
    Conhecimento : quantidade
    Verdade : o efeito esperado (tratamento ) .

    Qual a importância da filosofia ?

    Tudo era a existência de Deus ,e a filosofia veio para demonstra o que é real buscando através da existência e com conhecimento a verdade .

    Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: (Arthur Cantelli, Mayara C. O. Lano ,William Estaquio ,Flavia Fernandes e Carolyna Dias numeros:03,09,26,40, ) do 3ª série F do Ensino Médio

  19. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: (Bárbara Gomes Garcia nº 5_Caroline Fossaluzza do Nascimento nº6_ Gabriela Sônego nº12_Taina Caroline nº 37) da 2ª série C do Ensino Médio. “
    Entrevista feita com a Auxiliar Administrativa Renata Garcia, formada em Administração na Universidade CEUNSP – Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
    A entrevistada, nos deu total liberdade para usar de suas palavras aqui expressas, para fins pedagógicos.
    Comentario de Renata sobre o Massacre na Escola Judaica de Toulouse:
    -Este ato de total frieza e covardia, foi cometido por um jovem aparentemente perturbado, sem motivo algum. Tudo isso pelos mesmos motivos de sempre, a guerra! Ter colocado fogo na escola judaica pra “vingar as crianças palestinas” não foi uma boa explicação pra isso, aliás nada explicaria isso, foi um acontecimento horrível, que deixou marcas eternas nas vidas dos familiares das vitimas.
    Como evitar o Bullyng e preconceitos raciais nas escolas?
    -Tudo começa em casa, educação vem do berço, e os pais é que devem guiar os pensamentos dos filhos no caminho certo, hoje em dia todos já deviam ter a plena consciência, de que todos são iguais, independente de aparência, ou opção sexual. Se os responsáveis pelas crianças não os dão a devida educação, não se sabe o que essas crianças são capazes de pensar ou fazer, portanto tudo começa em casa.
    Por que o Bullyng (mesmo como brincadeira) é anti-ético?
    -Porque é um ato covarde, falta de educação, e qualquer ato de violência moral, verbal ou física é considerada anti-etica . Qualquer brincadeira que ofenda a outra pessoa, deixa de ser brincadeira e vira coisa séria! E é assim que toda a violência começa, na brincadeira.

    Agradecimentos: Agradecemos a entrevistada Renata Garcia pela paciência e pelo apoio, e também agradecemos aos que nos ajudaram na realização deste trabalho.

  20. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe do seguinte estudante: (André da Silva Santos N°2 ) do 3ª série D do Ensino Médio”

    Autorização de divulgação permitida pela professora Valeska de Matematica

    André – Olá Professora Valeska, gostaria que dissesse primeiramente algo sobre a sua profissão atual e algo a seu respeito, como que faculdade cursou e alguma experiência profissional.

    Valeska – Sou Professora, formada em licenciatura plena em matemática, formada na UNIASSELVI- Centro Universitário Leonardo da Vinci•.

    André – Agora, gostaria que o por gentileza comentasse alguns preconceitos que durante sua vida observou a respeito da Filosofia, do senso comum, e da parte dos Ditadores e Articulistas do Governo.

    Valeska – Bem André um dos preconceitos contra a filosofia é de que é algo muito difícil de compreender e exige muito conhecimento , e de que não tem uma utilidade na nossa vida pratica, encontrei esses preconceitos tanto de colegas de trabalho como também em alunos.

    André – Em todos os suas anos de experiência, como a filosofia se encaixou em sua profissão? Há alguma ligação com ela?

    Valeska – Se encaixou na minha profissão, pois filosofia envolve conhecimento, sabedoria, lógica, coisas essenciais envolvidas na educação, especialmente na área matemática.

    André – Qual a importância da Filosofia ao seu modo de ver?

    Valeska – Todo mundo tem um pouco de filosofo dentro de si, cada pessoa deseja o conhecimento, procura pelo saber,pergunta,argumenta. A filosofia é muito importante para ampliar horizontes, para descobrir, para compreender até mesmo o incompreensível.

    Agradecimentos

    Valeska – Muito Obrigado André pela oportunidade de transmitir um pouco de minha experiência e espero que possa se beneficiar dos meus comentários.

    André da Silva Santos N°2 3 Serie D
    Professora Valeska de Matemática.

  21. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1° bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Bianca 01 ; Ione 12 ; Isabel 13 ; João Gabriel 15 ; Maryelly 24 ; Rafaela Cavalheiro 30 do 2ª série D do Ensino Médio.”

    Danielle Concolato da Silva Viana
    Fisioterapeuta – daniconcolato@yahoo.com.br
    Faculdade Comunicativa de Campinas 3 / Anhanguera
    Unilever, Basf, Toyota, Kanjiko – atendimentos com ginástica laboral e ergonomia.
    Consultório de Fisioterapia – atendimento com acupuntura e terapias manuais.

    No caso do massacre, em minha opinião a justiça tem que ser feita. Acredito que muitas vezes essas barbaridades acontecem porque não ouve um preparo para o meio social na infância, ou tem casos que quando a justificativa é: “ah mais ele sofreu bullying na infância”, também acredito que houve um despreparo do indivíduo para a vida adulta.
    É claro que há também os casos em que a pessoa sofre distúrbio ou já nasceu com algum problema. Então nesses casos o indivíduo não deve ficar em meio à sociedade.
    E fica claro que o atirador era um ser que não devia estar em meio à sociedade. Parece ser mais um daqueles casos de racismo e uma história que sempre se repete e parece não ter fim.
    Às vezes o bullying é praticado por pessoas que não tem preceitos familiares, mas isso não é uma regra. Vemos hoje em dia que o bullying é praticado também por pessoas com condições de boa educação.
    Acredito que a solução ainda seja em casa na educação, pois hoje em dia os pais não interagem tanto quanto deveriam com os filhos e parte da culpa disso é o mundo moderno em que vivemos hoje.
    As pessoas se sentem mal quando elas são julgadas sem ter motivo e o bullying na maioria das vezes começa com uma brincadeira, o problema é que essa brincadeira não é sadia.
    A pessoa que sofre o bullying foi alvo da brincadeira de alguém e se sentiu constrangida e de acordo com esse constrangimento que pode ser algum trauma ou alguma má recordação é que surge a brincadeira de mau gosto. Em minha opinião, praticar o bullying é não respeitar o próximo.

  22. Trabalho de Filosofia

    Alunas : caroline de oliveira , n°:05 2°:E
    Jéssica Larissa n°: 18
    Larissa castro n°: 21
    mariana Pissaia n°: 26
    Eu sou Caroline de Oliveira do 2°E, da Escola Dom José de Camargo Barros e estou representando as alunas : Jéssica Larissa , Larissa Castro e Mariana Pissaia , para o trabalho da disciplina de filosofia .

    Estamos aqui com a professora Tatiane De Melo Silva, Formada em história pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) que leciona no estado há 10 anos
    Vamos entrevista-lá sobre há repercussão do massacre ocorrido em uma escola judaíca, na cidade de Toulose na França em Março de 2012.

    Caroline: Bom dia. Professora você deve ter acompanhado pela mídia noticias há respeito deste atentado. Em sua opinião o que poderia ter motivado esse jovem há cometer um atentado tão violento?

    Prof° Tatiane : Bom dia Carol , vários podem ter sido os fatores que podem ter levado este jovem a cometer este atentado , de acordo com o que tenho observado na mídia , ele teria sido levado a cometer este ato por vingança , alías essa foi a declaração que ele deu sobre o porque de ele ter cometido o atentado , tudo indica que ele estava ligado a rede Al-Qaeda , que é um grupo terrorista ligado ao islamismo. Obviamente ele escolheu a escola judaíca para estar vingando as crianças que foram assassinada na Palestina.

    Caroline : Acredita que algo poderia ter sido feito para evitar este incidente ?

    Prof° Tatiane: A gente sempre acredita que sim , mesmo por que ele já vinha sendo investigado a alguns meses e se a policia tivesse agido de uma forma mais eficaz , talvez essa tragédia poderia ter sido evitada.

    Caroline: Em sua opinião quais podem ser as consequências desse evento na França ou mesmo no mundo?

    Prof° Tatiane : Podem ocorrer consequências gravíssimas, pois o atentado vem sendo ligado a religião Islâmica, consequentemente dentro das escolas ou até mesmo da sociedade pessoas que são adeptas dessa religião podem ser associada a este terrorista.

    Caroline : Enquanto professora o que pode e deve ser feito para evitar casos de bulliyng no ambiente escolar ?

    Prof° Tatiane: No primeiro momento eu acredito que a conscientização ela pode estar reduzindo os casos de bulliyng, mas infelizmente nem todo conhecimento do mundo é suficiente para evitar que isto aconteça , então quando esses casos são detectados o correto é “pegar” esses alunos e conversar , tentar agir da maneira mais diplomática possível.

    Caroline : Por que o Bulliyng (mesmo como brincadeira) é anti-ético? De que maneiras as pessoas que sofrem bulliyng pode ser afetadas ao longo de sua vida

    Prof° Tatiane: O bulliyng geralmente ele é antiético por que leva se em consideração para praticar as características físicas , a questão do peso ligada a obesidade ou a anorexia; condições religiosas , os aspectos físicos ligados a etnia. O bulliyng pode ser afetado de duas maneira , ou de uma maneira negativa levando essa pessoa a se tornar violenta , agressiva para tentar punir pessoas que praticam o bulliyng , em outros casos ele pode afetar de uma maneira positiva levando essas pessoas a canalizar essa Raiva que elas tem com as pessoas que praticam o bulliyng para uma atividade física , para a atividades artísticas. Hoje a gente tem relatos de atletas , atores que sofreram bulliyng na infância e que hoje transformaram isso em uma história de superação

    Caroline: Agradecemos a sua presença, muito obrigada.
    Prof° Tatiane: De nada .

  23. O link do video: http://youtu.be/myEi5PdxFfc
    Grupo: Laiana Vieira N°27 3°B
    Guilherme Modesto 17
    Guilherme Arruda 16
    Felipe Cavichioli 14

  24. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Felipe Cavichioli N°14, Guilherme Arruda N°16, Guilherme Modesto N°17 e Laiana Vieira N°27, do 3ª série B do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://youtu.be/myEi5PdxFfc

  25. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1° bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudante: Lucas de Lima Brochi (N°40); Felipe Monsão de Oliveira (N°14); Thiago Pessa e Giovani do 3° série G do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=S3tagze5DF8&feature=youtu.be

  26. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Ana Luiza Schrull N°06, Andrew N°07 , Flavia Cavalcante N°15, Laiara Vieira N°25, Nikolas Alves N°34, Rhodney Vinicius N° 39 e Wellington Eloi N°41, da 2ª série A do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:

  27. TRABALHO DE FILOSOFIA – Lucas (N°40); Felipe (N°14); Thiago e Giovani – Dom José de Camargo Barros – 3°G do encino médio

    1 – Eu autorizo a divulgação desse material para os fins necessários.

    2 – Fernanda Raquel Braga Freire
    Analista de RH e Responsável pelo setor jurídico do Escritório Contabil Pecht e Piovesan
    Bacharel em Direito pela Faculdade Mak Plack

    3 – A Filisofia é a ciência que estuda o início das coisas, a razão e a finalidade. Antes da ciência, tudo se explicava pela religião, se chovia era porque os deuses queria, se alguém morresse, nascesse, às doença, as colheitas, tudo se explicava por meio da religião.
    Com o advento da Filosofia a resposta “ porque sim”, perdeu completamente a ultilidade, o porque das coisas precisava ser encontrado, estudado e entendido.

    4 – Na minha profissão a filosofia é muito marginalizada, muitos profissionais do Direito não conseguem entender a importância dessa matéria estudada nos primeiros anos e tida como um castigo para o estudante.

    5 – Entendo que a sua importância está na possibildade de estudar as pessoas, a essência das ações, a verdade, as perspectivas.
    Como por exemplo, em determinado momento dos meus estudos tive que defender a tese de que a verdade é relativa, e por isso as normas existem, para estabelecer um consenso comum entre as verdades, sem as normas segundo Weber, nossa sociedade caminharia a passos largos em direção ao caos. Outro filosofo que me ajudou muito nessa defesa, foi Foucault que troxe a informação de que tudo o que vivemos em nossas experiência são fatores que influenciarão na nossa mareira de ver as coisas, ou seja, na verdade que estabeleceremos a respeito de determinado assunto.
    Para o profissional do direito a filosofia serve como base para suas defesas, teses e articulações.
    Para o advogado, juiz e legisladores a Filosifia, nos dá base para a defesa das esferas em que trabalhamos, como por exemplo o legislador que precisa estabelecer normas que se antecipe à necessidades da sociedade, para isso a filosofia é ultilizada.

    LINK DO TRABALHO: http://www.youtube.com/watch?v=S3tagze5DF8&feature=youtu.be

  28. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Tayna 34 Brenda 5 Amanda 2 Caroline 8 Douglas 11 Elieltin 12 do 3ª série G do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=zFjI_QXESZU&feature=youtu.be

  29. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela seguinte estudante: Ana Julia Proença nº03 do 2ª série B do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://youtu.be/k91uQ6K7z7s

  30. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Carlos Duarte (08), Guilherme Batista (15) e Lucas Araujo (23) do 3ª série F do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=uy5RxNpSnD4&feature=youtu.be

  31. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:

    Rodrigo Araujo Sonego n 38 2D
    Raul Henrique Lira de sousa n 32 2D

  32. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:(Daniela Alves, Elen Geane, Eliane Fabre, Leonardo Daniel, Nº08;10;11;19) do 3ª série E do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:http://www.youtube.com/watch?v=0OJuf-XfR-Y&feature=youtu.be

  33. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Abilene n° 1, Francine n° 16, Jaqueline n° 22, José n° 23, Maithe n° 31 e Raphael n° 38 do 2ª série A do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=pWHv84i9bbU

  34. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçalves Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Bruna Nagy(05), Caique Felipe(06), Caroline Fernanda(07), Juliana Bertolini(13), Matheus de Andrade(20) e Sayuri Gruthner(27) da 3ª série D do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=2qxIiBOkbxU&feature=youtu.be

  35. Trabalho de filosofia 2°D Nome dos alunos: Murilo Mendes, Vinicus Sabatine, Kaique Garcia Linkk do video aki em baixo….

  36. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pelo seguinte estudante:
    Érika Domingues, nº 12 da 3ª série E do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:

  37. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:
    Emily Oliveira nº10
    Jamile Oka nº16
    Laís Prestes nº20
    Luana Braz nº26
    Rafaela Campanholo nº34
    Rafaela Christina nº35 do 2ª série C do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=JVoPmekMuvY&feature=youtu.be ”.

  38. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:
    Emily Oliveira nº10
    Jamile Oka nº16
    Laís Prestes nº20
    Luana Braz nº26
    Rafaela Campanholo nº34
    Rafaela Christina nº35 do 2ª série C do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=JVoPmekMuvY”.

  39. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pelo seguinte estudante: Gustavo Cezar nº 17 3ª série C do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=eTDxfyzrC2Y&context=C4f5537dADvjVQa1PpcFOJuYeKUnYGsWdcIGctn28Wv3e6lBgJSeQ=

  40. Trabalho dos alunos do 3°D (dos n° 09-17-25)

  41. Cassiano
    Bianca
    Lorrany

    alunos do 3B 2012

  42. Trabalho de filosofia 1º Bimestre 3ºG
    Danilo nº10 Jackson nº 17 Jhonatan nº 19

  43. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Gabriel Gama nº 8, Giovanni nº 10, Herval nº 11, Rafaela Marin nº 31, Thalita Telles nº 35 do 2ª série D do Ensino Médio.. Link do trabalho no YOUTUBE: http://” http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=My1Csb015VA

  44. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Amanda dos Santos n°04; Antonio Renato n°08; Diego n°11 e Luana n°23 do 3ª série C do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://http://www.youtube.com/watch?v=Au_dkAAZHLw

  45. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Lucas de Lima Brochi (N°40); Victor Alves da Cunha (N°38); Felipe Monsão de Oliveira (N°14); Thiago P. O. Marcello (N°35); Marcos Willian Wulf (N°25); Jessé Oliva Junior (N°18) Lucas Felipe Hackmann (N°23) e Kaiquy Carlos da Silva (N°20) do 3ª série G do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=S3tagze5DF8&feature=youtu.be

  46. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:Danilo,Jackson,Jhonatan nº 10,17,19 do 3º serie G do Ensino Médio.

  47. Trabalho de aproveitamento da disciplina de Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos do 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Raul Victor Martimbianco Nº31 e Willian Antônio Wolff Nº39 do 3º série G do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://youtu.be/JGijpSMKclE

  48. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Caio V. P. R. Romero (nº09) e Leonardo Kayan B. de Campos (nº27) do 2ª série A do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://youtu.be/GOrRqazHUFk

  49. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Felipe Carlos Domingue Nº 13, Júlia Fernandes Silva Nº 23 e Tamires Cristina da Silva Nº 34 do 3ª série B do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=2o5DLMMk81g ”.

  50. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:Caroline Moretto nº10,Felipe Santiago nº11,Gabriela Vieira nº14,Tainá Dorte nº31 e Vinicíus Souza nº35 do 1ª série E do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:http://www.youtube.com/watch?v=n7Z4FAxTrrQ&feature=plcp&context=C4386c72VDvjVQa1PpcFMvNY0UG_jArLbakhvcq_2KTXqwXWvEVvo%3D

  51. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçalves Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, por João Eduardo Torres Silva do 3º serie B do Ensino médio Link http://www.youtube.com/watch?v=4bz4qeFA12M

    Post Youtube : 2012charmant

  52. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes:Danieli n°10, Felipe n°13,José Luiz n°20, Richard n°27 Willian n°33 do 3ª série C do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=dYm6rEzhKg4&feature=youtu.be

  53. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes :Vinicius nº38 , Ana Carolina nº1 , Ana Laura nº2 do 2ª série C do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:http://www.youtube.com/watch?v=7ptiXkfxzwo

  54. 1 – Autorização para divulgação da imagem e som na internet.

    2 – Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social – se houver), faculdade a Universidade que cursou, experiência profissional.

    2- Entrevistado: Gladys Cecília Andrade, 46 anos, cursou medicina e atua em hospitais da cidade de itupeva.

    3 – Pedir para que a pessoa comente os preconceitos contra a Filosofia:
    A) Senso Comum; B) Ditadores; C) Articulistas do Governo.

    3. A)- Senso comum: “é um pensamento superficial, um conceito popular, que geralmente é mais fácil para as pessoas aderirem à ideia”.

    3. B)- Ditadores: “As pessoas são obrigadas a formar suas opiniões segundo o que o ditador as manda pensar, ou ate acreditar em algo que o ditador acredita”.

    3. C)- Articulistas do Governo: “é aquele que leva as informações para o governo e fala a eles o que devem fazer como por exemplo oprimir os filósofos da época que fariam perguntas demais”.

    4 – Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?

    4-” Me ensina a lidar com as diferenças de opiniões, e ainda assim usando a ética, sabendo respeitar a opinião de cada pessoa e aceitando criticas para um bom crescimento pessoal e profissional”.

    5 – Qual a importância da Filosofia.

    5–” A filosofia abre nossa mente, para podermos lidar com qualquer diferença, seja ela qual for entre as pessoas. Deixando-nos com uma visão mais panorâmica do mundo”.

    6 – Agradecimentos e menção dos nomes e nº. dos membros do grupo (individual ou em grupo de 2 a 6 membros) que participaram da entrevista.

    6- Agradeço à senhora Gladys Cecília Andrade pela entrevista concedida e colaboração no trabalho de filosofia da escola E.E. Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo professor Gentil Gonçalves filho. Para obtenção de conceitos avaliativos do 1° bimestre de 2012. Jorman de oliveira n° 14 e Igor murad n° 10

  55. Entrevistado : Luis Enrique Cruz
    Profissionalização :Farmacêutico Bioquímico
    Universidade que cursou : Universidade São Francisco Bragança Paulista São Paulo

    Comentário sobre o preconceito ?

    A filosofia sofre sim de preconceito,todo preconceitos é falta de conhecimento por valores ,culturais e religiosos.

    Em relação ao trabalho ?

    No inicio tudo era elaborado (medicamento )através da semelhança de uma planta com o órgão a ser tratado exemplos ,se uma folha tivesse o formato semelhante ao coração supostamente era usada para tratamento cardíaco . isso levou que não era correto pois descobriu se que todo medicamento dependendo da dose (contida ) pode ser benéfico ou letal .sendo então os parâmetros da filosofia .
    Existência :planta
    Conhecimento : quantidade
    Verdade : o efeito esperado (tratamento ) .

    Qual a importância da filosofia ?

    Tudo era a existência de Deus ,e a filosofia veio para demonstra o que é real buscando através da existência e com conhecimento a verdade .

    Coreção dos numeros
    Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: (Arthur Cantelli, Mayara C. O. Lano ,William Estaquio ,Flavia Fernandes e Carolyna Dias numeros:03,09,26,40, 42) do 3ª série F do Ensino Médio

  56. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: (Daniela N°09 – Lucas n°17 – Rafael n°25) do 3ª série D do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=elhT8lymvfk”.

  57. http://www.youtube.com/watch?v=VUKjXuF4PIs&feature=youtu.be trabalho de filosofia 1e

  58. sem identificação da sala e do texto básico do 3º A

  59. 9,0

  60. sem agradecimento. 9,0

  61. muito bom, nota 10,0

  62. muito bom, nota 9,0

  63. sem agradecimento, nem todas as questões. nota: 8,0

  64. nota 9,0 muito bem

  65. não abre o link

  66. nota 9,0. ok.

  67. nota: 9,0 ok

  68. nota: 10,0

  69. sem identificação completa, questões incompletas. nota: 7,0

  70. nota: 6,0 fora dos padrões

  71. nota do grupo: 10,0

  72. trabalho André da Silva Santos N°2 3 Serie D nota 10,0

  73. trabalho 2d – 1, 12, 13, 15, 24, 30 nota: 7,0 fora dos padrões

  74. trabalho 2 e 5, 18, 21, 26 nota: 10,0

  75. Jorman de oliveira n° 14 e Igor murad n° 10. com atraso. nota: 7,0.

  76. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2012, pela equipe dos seguintes estudantes: Alana Leite 01, Ana Marotti 07, Daniel Fischer 09, Janaina Oliveira 19 e Thais Moreira 28 do 3ª série C do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:http://www.youtube.com/watch?v=1BHK_Q6mMxM

  77. Alana Leite 01, Ana Marotti 07, Daniel Fischer 09, Janaina Oliveira 19 e Thais Moreira 28 do 3ª série C do Ensino Médio. Nota: 10,0

  78. Flávia 11, Laís 15, Letícia 17, Verenna 31, Heloísa 36 e Taís 37 da 2 série B do Ensino Médio.” nota: 10,0

  79. 15 e 22 do 3ª série D nota: 10,0

  80. Beatriz Sgariboldi Moronta 06
    Maria Gabriela Olivo 22
    Stéphanie Finardi 29 nota: 10,0

  81. Aline Ravagnani (02), Ana Carolina Secchi (06), Gustavo Fernandes (18), Vanessa Locatelli (30) e Victor Matheus (31), do 3º EMC nota: 8,0

  82. não tenho identificação do grupo. sem possibilidade de avaliar. leitura incompleta do trabalho

  83. 03,09,26,40 3f nota:7,0 incompleta as questões

  84. Bárbara Gomes Garcia nº 5_Caroline Fossaluzza do Nascimento nº6_ Gabriela Sônego nº12_Taina Caroline nº 37) da 2ª série C nota: 8,0

  85. Laiana Vieira N°27 3°B
    Guilherme Modesto 17
    Guilherme Arruda 16
    Felipe Cavichioli 14 incompleta nota: 9,0

  86. Nº08;10;11;19) do 3ª série E nota: 10,0

  87. Abilene n° 1, Francine n° 16, Jaqueline n° 22, José n° 23, Maithe n° 31 e Raphael n° 38 do 2ª série A nota: 10,0

  88. Bruna Nagy(05), Caique Felipe(06), Caroline Fernanda(07), Juliana Bertolini(13), Matheus de Andrade(20) e Sayuri Gruthner(27) da 3ª série D modestos: 10,0

  89. sem identificação, parabéns pelo entrevistado: nota 9,0

  90. 3e 12 nota: 10,0

  91. Emily Oliveira nº10
    Jamile Oka nº16
    Laís Prestes nº20
    Luana Braz nº26
    Rafaela Campanholo nº34
    Rafaela Christina nº35 do 2ª série C nota: 10,0

  92. nota: 9,0 sem identificação 1º E 2, 21, 17, 33

  93. 3º C nota: 10,0

  94. 3d – 9, 17, 25 – nota: 10,0

  95. trabalho de filosofia 1e SEM IDENTIFICAÇÃO, NÃO ABRE. SEM AVALIAÇÃO. NÃO AUTORIZOU…

  96. ATRASO 7,0 Vinicius nº38 , Ana Carolina nº1 , Ana Laura nº2 do 2ª série C

  97. NOTA: 7,0 Danieli n°10, Felipe n°13,José Luiz n°20, Richard n°27 Willian n°33 do 3ª série C

  98. joão eduardo nota: 7,0

  99. Caroline Moretto nº10,Felipe Santiago nº11,Gabriela Vieira nº14,Tainá Dorte nº31 e Vinicíus Souza nº35 do 1ª série E nota: 10,0

  100. Felipe Carlos Domingue Nº 13, Júlia Fernandes Silva Nº 23 e Tamires Cristina da Silva Nº 34 do 3ª série B nota: 10,0

  101. Caio V. P. R. Romero (nº09) e Leonardo Kayan B. de Campos (nº27) do 2ª série A do Ensino Médio. nota: 10,0

  102. Raul Victor Martimbianco Nº31 e Willian Antônio Wolff Nº39 do 3º série G nota: 10,0

  103. Lucas de Lima Brochi (N°40); Victor Alves da Cunha (N°38); Felipe Monsão de Oliveira (N°14); Thiago P. O. Marcello (N°35); Marcos Willian Wulf (N°25); Jessé Oliva Junior (N°18) Lucas Felipe Hackmann (N°23) e Kaiquy Carlos da Silva (N°20) do 3ª série G nota: 10,0

  104. Amanda dos Santos n°04; Antonio Renato n°08; Diego n°11 e Luana n°23 do 3ª série C do Ensino Médio nota: 10,0

  105. Gabriel Gama nº 8, Giovanni nº 10, Herval nº 11, Rafaela Marin nº 31, Thalita Telles nº 35 do 2ª série D do Ensino Médio nota: 10,0

  106. Carlos Duarte (08), Guilherme Batista (15) e Lucas Araujo (23) do 3ª série F nota: 10,0

  107. Tayna 34 Brenda 5 Amanda 2 Caroline 8 Douglas 11 Elieltin 12 do 3ª série G nota: 10,0


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: