Publicado por: pgentil | 07/04/2011

Trabalhos de Filosofia do 1º Bimestre de 2011

TERMO DE CIÊNCIA: PRAZO DE ENTREGA  DOS TRABALHOS FOI ATÉ ÀS 23:59 H DE 21-04-2011 – HORA BRASÍLIA

VOCÊ PODERÁ AINDA POSTAR SEU TRABALHO, PORÉM INFELIZMENTE NÃO TERÁ OS MESMOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.

Prezados alunos:

Veja abaixo como proceder para a realização dos trabalhos de Filosofia do 1º bimestre de 2011:

1º Ano:

Produção de um vídeo no Youtube (máximo de 10 minutos – verificar extensão compatível), ou digitada neste post através de comentário, ou em CD ou DVD que seja compatível em Windowns Media Player, entrevistando pessoas que deverão comentar o seguinte tema: “Como o Ser Humano conhece?”, utilizando em suas respostas as experiências pessoais e profissionais.

Para a realização da entrevista deverão fazer parte das questões a serem respondidas, os temas apresentados na aula de Filosofia, como: Inatismo (pessoa já nasce sabendo), Empirismo (pessoa conhece através das experiências), Racionalismo (pessoa utiliza a razão para conhecer) e Criticismo (pessoa une o Racionalismo e o Empirismo).

A entrega dos trabalhos será feita através de um comentário a ser realizado neste post (o comnetário será liberado pelo professor – cuidado com duplicidades de trabalhos) contendo os seguintes dizeres:

Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes:    (nomes e números) do 1ª série B do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://….”.

Pessoas a serem entrevistas (escolher uma pessoa destes grupos abaixo):

A – Professores (não de nossa escola)

B – Médicos, Dentistas, Enfermeiros, pessoal da área da saúde.

C – Engenheiros, Arquitetos, Advogados, Economistas, Contadores, Administradores, pessoal da área das comunicações, etc.

D – Religiosos

E – Vereadores – políticos partidários

Data de entrega:

Entrevista digitada como comentário neste Post: 20-04-2011 – 23 h

DVD ou CD possível de rodar em Media Player: 20-04-2011 – Entrega em sala de aula ou o professor passará nas salas para recolher o material com assinatura na ata de entrega.

YOUTUBE – 21-04-2011 (quinta-feira) até 23 h.

NÃO DEIXAR NO ENVIO DO YOUTUBE A SELEÇÃO “PRIVADO”, MAS SIM: “PÚBLICO”


Pauta da entrevista:

1 – Autorização para divulgação da imagem e som na internet.

2 – Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social – se houver), faculdade ou Universidade que cursou, experiência profissional.

3 – Pedir para que a pessoa comente como o Ser Humano conhece:

Inatismo?

Empirismo?

Racionalismo?

Criticismo?

4 – Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?

5 – Qual a importância da Filosofia.

6 – Agradecimentos e menção dos nomes e nº dos membros do grupo que participaram da entrevista.

Se possível, o trabalho deverá ter slides identificando o trabalho e também no final o agradecimento ao entrevistado, colocando se possível, e se autorizado o endereço das redes sociais do mesmo.

2º Ano:

Produção de um vídeo no Youtube (máximo de 10 minutos – verificar extensão compatível) ou digitada neste post através de comentário, ou em CD ou DVD que seja compatível em Windowns Media Player entrevistando pessoas que deverão comentar o massacre de estudantes ocorrido na escola municipal de Realengo, no Rio de Janeiro, e a existência de Bullying nas escolas.

Para a realização da entrevista deverão fazer parte das questões a serem respondidas, as considerações dos entrevistados a respeito do acidente ocorrido naquela escola. (vide: http://www.youtube.com/watch?v=JoWFPfFxnPI )

A entrega dos trabalhos será feita através de um comentário adicionado neste post (o comnetário será liberado pelo professor – cuidado com duplicidades de trabalhos) contendo os seguintes dizeres:

Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes:    (nomes e números) do 2ª série BFdo Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://”.

Pessoas a serem entrevistas (escolher uma pessoa destes grupos abaixo):

A – Professores (não de nossa escola)

B – Médicos, Dentistas, Enfermeiros, pessoal da área da saúde.

C – Engenheiros, Arquitetos, Advogados, Economistas, Contadores, Administradores, pessoal da área das comunicações, etc.

D – Religiosos

E – Vereadores – políticos partidários

Data de entrega:

Entrevista digitada como comentário neste Post: 20-04-2011 – 23 h

DVD ou CD possível de roda em Media Player: 20-04-2011 – Entrega em sala de aula ou o professor passará nas salas para recolher o material com assinatura na ata de entrega.

YOUTUBE – 21-04-2011 (quinta-feira) até 23 h.

NÃO DEIXAR NO ENVIO DO YOUTUBE A SELEÇÃO “PRIVADO”, MAS SIM: “PÚBLICO”


1 – Autorização para divulgação da imagem e som na internet.

2 – Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social – se houver), faculdade o Universidade que cursou, experiência profissional.

3 – Pedir para que a pessoa comente os acontecimentos do “Massacre ocorrido na escola do Rio de Janeiro” em abril de 2011:

4 – Como evitar o Bullyng nas escolas?

5 – Por que o Bullyng (mesmo como brincadeira) é anti-ético?

6 – Agradecimentos e menção dos nomes e nº dos membros do grupo que participaram da entrevista.

Se possível, o trabalho deverá ter slide identificando o trabalho e também no final o agradecimento ao entrevistado, colocando se possível, e se autorizado o endereço das redes sociais do mesmo.

3º ano:

Produção de um vídeo no Youtube (máximo de 10 minutos – verificar extensão compatível) ou digitada neste post através de comentário, ou em CD ou DVD que seja compatível em Windowns Media Player, entrevistando pessoas que deverão comentar os principais preconceitos contra a Filosofia e contradizê-los, utilizando as suas experiências pessoais e profissionais.

Para a realização da entrevista deverão fazer parte das questões a serem respondidas, os temas apresentados no Senso Comum a respeito da Filosofia, da sua própria prática ingênua, e o que os principais ditadores e articulistas políticos dos governos que foram contrários a sua implantação, enquanto disciplina, afirmaram a respeito dela, desde a década de 1970 até os dias atuais (2008).

A entrega dos trabalhos será feita através de um comentário adicionado neste post (o comnetário será liberado pelo professor – cuidado com duplicidades de trabalhos) contendo os seguintes dizeres:

Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes:    (nomes e números) do 3ª série B do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://”.

Pessoas a serem entrevistas (escolher uma pessoa destes grupos abaixo):

A – Professores (não de nossa escola)

B – Médicos, Dentistas, Enfermeiros, pessoal da área da saúde.

C – Engenheiros, Arquitetos, Advogados, Economistas, Contadores, Administradores, etc.

D – Religiosos

E – Vereadores – políticos partidários

Data de entrega:

Entrevista digitada como comentário neste Post: 20-04-2011 – 23 h

DVD ou CD possível de roda em Media Player: 20-04-2011 – Entrega em sala de aula ou o professor passará nas salas para recolher o material com assinatura na ata de entrega.

YOUTUBE – 21-04-2011 (quinta-feira) até 23 h.

NÃO DEIXAR NO ENVIO DO YOUTUBE A SELEÇÃO “PRIVADO”, MAS SIM: “PÚBLICO”


1 – Autorização para divulgação da imagem e som na internet.

2 – Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social – se houver), faculdade o Universidade que cursou, experiência profissional.

3 – Pedir para que a pessoa comente os preconceitos contra a Filosofia:

Senso Comum

Ditadores

Articulistas do Governo

4 – Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?

5 – Qual a importância da Filosofia.

6 – Agradecimentos e menção dos nomes e nº dos membros do grupo que participaram da entrevista.

Se possível, o trabalho deverá ter slide identificando o trabalho e também no final o agradecimento ao entrevistado, colocando se possível, e se autorizado o endereço das redes sociais do mesmo.

TERMO DE CIÊNCIA: PRAZO DE ENTREGA  DOS TRABALHOS FOI ATÉ ÀS 23:59 H DE 21-04-2011 – HORA BRASÍLIA

VOCÊ PODERÁ AINDA POSTAR SEU TRABALHO, PORÉM INFELIZMENTE NÃO TERÁ OS MESMOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.


Responses

  1. […] https://miforcalalfayoung.wordpress.com/2011/04/07/trabalhos-de-filosofia-do-1%C2%BA-bimestre-de-2011… […]

  2. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Emily nº 12, Jamile nº 24, Rafaela nº 42 e Luana nº 34 do 1ª série C do Ensino Médio.
    Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=a0vGzpzgjdc

  3. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Heloisa Canalli N° 21; Maithe Castro N°32, Sara Manzano N° 41 e Raphael Villa N°38 do 1ª série A do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=khRdIEU2Tt8.”

  4. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Evelyn Freire Nº: 18, Bruna Ferraz Nº: 10, Bruna Lima Nº: 11, Hellen Frizarin Nº: 22, Jheine Evelin Nº:26, Kerollen Moreira Nº: 28, Patricia Ferretti Nº: 35 do 3ª série A do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=ynBTn2mpY7c

  5. ” Trabalho de aproveitamento da disciplina filosofia da escola estadual dom jósé de camargo barros” , ministrada pelo professor Gentil Gonçales filho, para a obtenção de conceitos avaliativos do 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Alison nº3; Ana claudia nº4 e Daniele nº12 da 3º série B do ensino médio. Link do trabalho no YOUTUBE.COM : http://www.youtube.com/watch?v=3L-oE30xFHo

  6. ”Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadua Dom José de Camargo Barros,ministrada pelo Professor Gentil Gonçalves Filho,para obtenção de conceitos avaliativosno 1° bimestre de 2011,pelaequipe dos seguintes estudantes:Diego N°09, Geovana N°19, Jhenifer N°25, Lucas F. N°36 e Lucas V. N°38 do 1ª série C do ensino médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=iUBAQhmzLIo

  7. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: José Mario Gaspar Junior nº18 do 2ª série BFdo Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=vxht6r54DfA

  8. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Camila E. Andrade n°7; Luana Dalla Valle n°29; Maiza Suelen n°31; Maria Beatriz n°32; Sérgio Luis de Carvalho Júnior n°38; Tuane Mello n°43 do 3ª série C do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=8DkqLfzaqgg

  9. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Giovani 16, Lais 27, Larissa 28, Mariana 34, Nathália 36 Riquieli 42.
    Entrevistador: Estamos aqui com o professor Ronaldo Rubião Chaves, formado em letras, que leciona na “Escola Estadual Professor Geraldo Enéas de Campos.” Bom professor autoriza a divulgação da sua imagem e som na internet?
    Entrevistado: Autorizo.
    Entrevistador: Gostaria que o senhor comentasse sobre sua profissão.
    Entrevistado: Eu me considero um brasileiro feliz, porque hoje em um país onde as pessoas sofrem por causa do desemprego eu consigo fazer aquilo que muitos dizem unir o útil ao agradável. Que eu sou professor não só, pelo curso que me restou, como vejo algumas pessoas que fazem isso não tem o que fazer vou fazer, não muito pelo contrário eu escolhi essa profissão, sou feliz nessa profissão, tenho perspectivas de crescer nessa profissão, amo essa profissão! Como pessoa também acho muito bacana trabalhar com seres humanos, sou apaixonado pelo ser humano e a cada ano eu conheço pessoas novas, pessoas interessantes, inteligentes que me inspiram como pessoa também.
    Entrevistador: Qual Faculdade ou Universidade você cursou?
    Entrevistado: Sou formado em letras, português com habilitação em inglês pela Unijales, uma Universidade na cidade de Jales no interior de São Paulo região noroeste paulista divisa com Mato Grosso bem no alto, bem lá em cima.
    Entrevistador: Para o senhor como o ser humano conhece?
    Entrevistado: Eu creio que o ser humano aprende principalmente pela experiência. Pela experimentação, acredito muito em relacionamentos em todas as áreas ate mesmo em relação aprendizado com objeto de aprender; o individuo e seu objeto de aprendizado. Existe ate uma coisa curiosa em relação a palavra saber, a palavra saber e a palavra sabor elas são originarias da palavra saperê, quer dizer que saber e sabor são palavras primas, então eu concluo assim: que para você saber tem que saborear, eu creio que o ser humano aprenda principalmente através da experiência do “mão na massa” mesmo.
    Entrevistador: O que filosofia tem haver com sua profissão?
    Entrevistado: Em relação as aulas de literatura a gente usa algumas teorias de alguns filósofos pra falar sobre as correntes e de pensamento dos períodos literários, mas eu acho que é muito superficial, porém muito valido, mas creio que poderia ser mais aprofundado. A gente estuda um pouco de filosofia na aula de literatura, eu acho que deveria ter um pouco mais desse conteúdo ate mesmo para enriquecer as aulas de literatura.
    Entrevistador: Para o senhor qual a importância da filosofia?
    Entrevistado: Apesar de conhecer pouco da filosofia em si não ter tanto contato com a filosofia, um pouco de contato que eu tive o mínimo. Por exemplo, eu sou fã do Descartes, gosto muito do livro dele que chama Discurso do Método me ajudou bastante eu acredito que o ser humano aprende como eu disse através da experiência, eu penso logo em vista de “botar a mão na massa” de experimentar, de errar para acertar e assim vai. Para mim a filosofia simula a coisa mais interessante que eu aprendi com filmes, com pensamentos de alguns filósofos que eu conheço; como aprender sozinho, eu tento passar isso para os alunos, como eu posso aprender através dos meus erros dos meus acertos, aprender a aprender.
    Entrevistador: Professor gostaria de agradecer em nome do meu grupo pela entrevista. Muito obrigada.
    Entrevistado: Eu agradeço.

  10. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Caio V. P. R. Romero, nº09; Carolina P. F. da Silva, nº10; Leonardo K. B. de Campos, nº30, da 1ª série A do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=WoKertlkAAE

  11. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Andressa – nº 04, Amanda – nº 05, Larissa Lima – nº 22, Maisa F. – nº 27 e Mariana Malumbres – nº 29 do 2ª série F do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=LQ_7XbYkuNI

  12. 1- Autorização para divulgação da imagem e som na internet.
    Sim.

    2- Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social-se houver), faculdade ou Universidade que cursou, experiência profissional.

    Lucas Costa, Programador de Manutenção, Engenharia Mecânica.
    Experiência profissional: BROSE; CELULOSE IRANI.

    3- Pedir para a pessoa como o Ser Humano conhece:

    O ser humano conhece através dos fatos históricos, experiência, livros, internet, etc.

    Inatismo?
    É a doutrina segundo a qual há certas idéias, princípios, noções, máximas-especulativas, ou práticas-que são inatas, quer dizer, que possuem a alma, o espírito, etc, de todos os homens sem excepção.

    Empirismo?
    É uma forma de realizar algum tipo de trabalho por meio de testes.

    Racionalismo?
    É a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica.

    Criticismo?
    É a postura que preconiza a investigação dos fundamentos do conhecimento como a condição para todo e qualquer questionamento filosófico.

    4- Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?
    A filosofia ensina tratar de problemas no cotidiano já que a filosofia é a mãe de todas as ciências.

    5- Qual a importância da Filosofia.

    A filosofia nos define maneiras de pensar e nos proporciona uma clareza de pensamentos (intelecto).

    Nome: Vinícius Franco da Costa Nº40 1ºL

  13. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes:Ana Julia de Proença, nº 05 da 1ª série B do ensino médio.

    1- Autorização para divulgação da imagem e som na internet?
    Sim

    2- Identificação da pessoa, profissão, (endereços na rede social-se houver), faculdade ou Universidade que cursou, experiência profissional.
    Fernando César Proença Ribeiro, Engenheiro de Produção Mecânica
    CEUNSP-Salto

    3- Pedir para a pessoa como o Ser Humano conhece?

    -Inatismo- Acredito sim que as pessoas já nascem com determinados dom, na maioria das vezes herdados geneticamente dos pais ,e que muitas vezes a pessoa nem imagina que possue essas habilidades, só vai perceber quando estuda sobre elas .
    -Empirismo- Nós seres humanos podemos adquirir o conceito do empirismo antes mesmo de aprender a falar, já que quando somos bebês aprendemos muitas coisas com as experiencias que tivemos, como por exemplo andar.
    -Racionalismo – Na minha profissão é o conceito da filosofia mais utilizado , pois a engenharia é totalmente baseada na razão, razão determinada para a engenharia pois cada ambiente que vivemos (trabalho,casa,escola,religião) tem a sua razão estabelecida.
    -Criticismo- É o dom que temos de assimilar as experiências adquiridas com a razão,e assim ganhar mais conhecimentos, fazemos isso diariamente e até mesmo sem perceber.
    4- Qual a ligação da Filosofia com o exercício de sua profissão?
    Sou formado em técnico de automação industrial e bacharelado em engenharia de produção mecânica, atualmente trabalho em uma indústria metalúrgica, na área de engenharia de projetos.A filosofia esta totalmente relacionada com essa profissão, pois ela afirma que devemos buscar sempre a sabedoria e novos conhecimentos, praticamente o mesmo fundamento da engenharia onde devemos sempre aprimorar nossos conhecimentos.
    5- Qual a importância da Filosofia?
    Acredito que a filosofia nos dá uma qualidade de vida melhor, pois com os seus conceitos conseguimos aprender e pensar melhor sobre determinados fatos do dia-a-dia.

    Espero que os conhecimentos que adquiri durante o meu curso superior sobre filosofia tenha ajudado a aluna Ana Julia de Proença do ensino médio a realizar o trabalho de Filosofia.

    Nome: Ana Julia Proença, nº 05 1ºB

  14. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Daniele Alves dos Santos n°9;Jéssica Larissa ; Larissa Francine n°29; Valdir Junior , do 1ª série F do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=FK_mauBESjQ

  15. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Ana Carolina nº 1, Ana Laura nº 2 , Gabriela nº 17, Leticia R. nº 32, Vinicius nº 47 do 1º ano C do ensino médio, Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=4TMx32_UunA

  16. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Caroline de O. Nº6; Débora L. Ferreira Nº10; João Gabriel C. Martins Nº22; Paloma T. Nº37 do 1ª série F do Ensino Médio.

    Estamos aqui para entrevistar o Dr. Rudinei da clinica Dom Pedro.
    O senhor autoriza agente postar esse vídeo no youtube?
    Sim, sem problema.
    O senhor poderia falar um pouco sobre como se formou, sua experiência?
    Desde pequeno já tinha uma tendência a fazer pediatria, até por eu próprio ser meio que uma criança doente. Então acho que por conta disso acabei escolhendo a pediatria. Talvez por isso mesmo. Por eu ter sido uma criança mais doente. E ai, me formei, estudei em Bragança Paulista e vim fazer minha especialização em Campinas em um hospital de criança, especialização em pediatria.
    Comecei a atender em Amparo durante alguns anos, pois, achei que o pessoal do hospital era muito… Assim, não tinha uma divisão das coisas, então, resolvi voltar para Campinas, e essa clinica tinha uma clinica aqui em Indaiatuba, comecei a atender em Indaiatuba e acabei ficando por aqui, e com o passar do tempo tive uma busca interior que resultou em um casamento entre a Medicina tradicional e um pouco dessa busca interior. Então hoje em dia, os meus atendimentos são muito voltados para todo esse foco, não só olhando o corpo físico, mas, olhando o corpo como um todo.
    Baseado nas suas experiências profissionais e pessoais o senhor acredita que o Ser humano adquire conhecimento através da razão, experiência, Inatismo ou Criticismo?
    Esse conhecimento que as pessoas falam de Faculdade esse é uma forma racional, uma forma de memorizar que a gente aprende na faculdade, mas, o verdadeiro conhecimento, que eu prefiro chamar de sabedoria, agente não aprende nas universidades, a gente já tem isso dentro de cada um.
    Tanto que a gente não vem no mundo para aprender, a gente vem no mundo para lembrar, porque na verdade nos sabemos tudo, quando descobrirão a lei da gravidade, ninguém criou a lei da gravidade. A gravidade já existia, sempre existiu. Ele só descobriu. Descobriu uma coisa que sempre existiu. Então, tudo que tem no mundo sempre existiu. A gente apenas descobre e tudo isso agente já sabe, vem dentro da gente como um dom. O que acontece é que as pessoas não sabem disso.
    Então, a gente adquire conhecimento, o conhecimento é importante como um instrumento dessa sabedoria, então para eu atender aqui como medico preciso de um conhecimento, o cozinheiro precisa de conhecimento, agora pra saber o que é que eu tenho que fazer não é a universidade que vai me dar, é uma busca interior e que vem essa sabedoria, eu vejo dessa forma.
    Existe alguma relação entre a filosofia e a sua profissão?
    Existe, a filosofia precisa ser bem entendida por que agente tem muitos filósofos por ai que não vivenciam aquilo que é filosofado, então a verdadeira filosofia é quando você vive aquilo que você fala, porque se não a filosofia se traduz em um amontoado de conhecimento, entendeu? Então a filosofia é quando você vivencia aquilo que você está dizendo, a filosofia ela é bonita, mas a filosofia pura, porque se não você faz a filosofia um amontoado de conhecimento, que tem muita gente às vezes falando muito sobre coisas que não vivencia então aquilo lá é apenas um simples conhecimento racional, a filosofia é bonita, mas desde que ela seja vivida.
    Para você qual a importância da filosofia?
    Ela é importante desde que você viva aquilo que você descobriu. Então, vamos dar um exemplo: se eu descubro o que é o verdadeiro perdão, por exemplo, quando eu descobri preciso viver. Então o que é o perdão? O perdão é quando você não se ofende. Podemos dizer assim, que esse Deus, que é o universo todo, a gente pode dizer que ele não perdoa, porque ele não perdoa? Porque ele não se ofende. Então quando eu entendo isso, teoricamente, eu preciso vivenciar isso. Então, o que é vivenciar? Seria alguém me ofender, seja lá de que forma, fisicamente ou moralmente, eticamente, não importa, e eu olho para aquilo com amor, eu entendo o porquê que aquela pessoa está agindo dessa maneira. Ela ta agindo daquela maneira porque ela ainda não entendeu e se eu já entendi, eu perdôo. Por quê? Porque eu não me ofendo com aquilo que ela está me fazendo. Então, quando eu descubro isso, vamos dizer teoricamente, isso eu já sabia, isso ta dentro de mim. Quando eu consigo descobrir isso, agora eu preciso o que? Experimentar isso, eu preciso vivenciar. Então, ai vai surgir situações no mundo, quando eu vou ficar de frente dessa oportunidade e experimentar, resta saber se eu estou pronto para experimentar ou não. Então a gente precisa ver que o mundo, o universo ou Deus, como você quiser chamar, ele cria as oportunidades para que a gente experimente um conhecimento que a gente já tem. Primeiro eu me lembro de um conhecimento, ai eu tenho que experimentar, ter uma oportunidade para experimentar esse conhecimento. A hora que eu experimento, ai eu posso dizer eu sei, isso é sabedoria. Enquanto você não experimentar você não pode dizer que sabe, por exemplo: você sabe o que é tomar um choque? Você sabe o que é um choque? Você pode saber teoricamente, alguém pode te dar uma explicação do que é um choque, mas, você só vai saber o que é um choque quando você tomar um choque. Então você sabe o que é perdoar? Você pode saber teoricamente, mas, você só vai sentir o perdão quando estiver diante de uma experiência e não se ofender. Então isso é filosofia.
    Dr. Rodney em nome do grupo e da escola Dom José Camargo de Barros eu agradeço sua atenção.
    Fique tranqüila a gente está sempre à disposição, e isso eu não vejo como uma obrigação, eu vejo toda essas coisas como oportunidade, e se ela se apresentou aqui é porque era isso que era pra acontecer, e o que estou falando aqui é o que o universo me proporcionou. O universo proporciona as oportunidades, e você e eu fazemos parte disso. Então, graças a vocês eu tenho essa oportunidade de estar dizendo isso. Então, a gente nunca tem nada para pedir só que agradecer. Então, na verdade eu que tenho que agradecer.
    Obrigado

  17. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Amanda Franco nº 02; Patrícia Oliveira nº 32 da 1ª série J do Ensino Médio.”

    Como o Ser Humano conhece?

    1- Douglas Faccioli, Engenheiro de Produção Mecânica, CEUNSP/Salto, atualmente desenvolvendo a função de Analista de CAE (engenharia assistida por computador).

    2- “Na minha opinião, um ser humano adquire o conhecimento através do criticismo, ou seja usando o racionalismo ele traça as metas, faz projetos para alcançá-las e busca os meios reais para colocá-las em prática e ao mesmo tempo através do empirismo, vivendo e convivendo com as experiências próprias e as de outros adquire bagagem (conhecimento) concomitantemente.”

    3- “É totalmente ligado, pois é uma área onde muitas pessoas pensam juntas e tomam atitudes e decisões juntas, precisam umas das outras e refletem sobre muitas coisas o tempo todo.”

    4- “É fundamental para podermos chegar a um concenso a partir de argumentos quer originam-se em ideias, e diferentes opiniões e estar disposto a mudar os nossos conceitos quando existe a necessidade, após reflexão e discernimento.”

    5- Agradecemos a participação do Sr. Douglas Faccioli, por sua enorme ajuda e compreensão. Entrevista realizada pelos alunos: Amanda Franco nº 02 e Patrícia Oliveira nº 32, da 1ª série J.

  18. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Paulo N:29, Patricia Nunes N:27, Karine N:16, Lucas N:19, Marcos N:22 do 3ª série G do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=qFyIHzkg-Gs

  19. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes:Ana Julia de Proença, nº 05 da 1ª série B do ensino médio.

    Fernando César Proença Ribeiro, Engenheiro de Produção Mecânica
    CEUNSP-Salto
    Como o ser humano conhece?
    -Inatismo- Acredito sim que as pessoas já nascem com determinados dom, na maioria das vezes herdados geneticamente dos pais ,e que muitas vezes a pessoa nem imagina que possue essas habilidades, só vai perceber quando estuda sobre elas .
    -Empirismo- Nós seres humanos podemos adquirir o conceito do empirismo antes mesmo de aprender a falar, já que quando somos bebês aprendemos muitas coisas com as experiencias que tivemos, como por exemplo andar.
    -Racionalismo – Na minha profissão é o conceito da filosofia mais utilizado , pois a engenharia é totalmente baseada na razão, razão determinada para a engenharia pois cada ambiente vivemos (trabalho,casa,escola,religião) tem a sua razão estabelecida.
    -Criticismo- É o dom que temos de assimilar as experiências adquiridas com a razão,e assim ganhar mais conhecimentos, fazemos isso diariamente e até mesmo sem perceber.
    4-Sou formado em técnico de automação industrial e bacharelado em engenharia de produção mecânica, atualmente trabalho em uma indústria metalúrgica, na área de engenharia de projetos.A filosofia esta totalmente relacionada com essa profissão, pois ela afirma que devemos buscar sempre a sabedoria e novos conhecimentos, praticamente o mesmo fundamento da engenharia onde devemos sempre aprimorar nossos conhecimentos.
    5-Acredito que a filosofia nos dá uma qualidade de vida melhor, pois com os seus conceitos conseguimos aprender e pensar melhor sobre determinados fatos do dia-a-dia.

    6-Espero que os conhecimentos que adquiri durante o meu curso superior sobre filosofia tenha ajudado a aluna Ana Julia de Proença, do ensino médio a realizar o trabalho de Filosofia.

    Ana Julia de Proença, 1º B Nº05

  20. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Giovani 16, Lais 27, Larissa 28, Mariana 34 Nathália 36 e Riquieli 42 do 1ª série F do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=NTDpKe7kzPM

  21. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Joézer Engel de Jesus nº20, Massami Garcia nº 25, Celso Rafael C. de Souza nº11, Guilherme Monteagudo nº 16, Italo Nogueira Fazolli nº18, Gustavo Mello nº 17 do 3ª série E do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:

  22. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Caroline de O. Nº6; Débora L. Ferreira Nº10; João Gabriel C. Martins Nº22; Paloma T. Nº37 do 1ª série F do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=xTl9kcDeAsQ

  23. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Ayana nº02, Pâmela nº25, Stefani nº32 e Thais nº33, da 3ª série G do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=40A0s57PZvc

  24. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes:Bruna Agueiro nº09,Franciele nº19,Geovanna nº20,Jeferson nº23,Lucas nº32,Marcos nº33 e Nataty nº43 3ª série A do Ensino Médio.Link do trabalho no YOUTUBE:http://www.youtube.com/watch?v=MK-X5Nbejj0

  25. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: (Daniele N°8, Henrique N°18, Jonathan N°23, Josiane N°25 e Kaio H. N°26) do 1ª série F do Ensino Médio.
    Link do trabalho no YOUTUBE:
    http://www.youtube.com/user/josianesu?blend=5&ob=5#p/a/u/0/IgrTVqZj92A

  26. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: (Bruna Santos n° 07 / Mainara Lima n° 25 / Wellinson n° 46) do 1ª série E do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:







    PS: Foram criados vários links, pois o arquivo completo não estava sendo aceito pelo Youtube.

  27. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: (Bruna Santos n° 07 / Mainara Lima n° 25 / Wellinson n° 46) do 1ª série E do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:

    PS: Foram criados vários links, pois o arquivo completo não estava sendo aceito pelo Youtube.

    (Foi enviado novamente porque faltaram as partes 2 / 4 / 6)

  28. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe de estudantes do 3ª série E do Ensino Médio. Alunos nº 06, 12, 21, 26, 31 e 38. Link do trabalho no YOUTUBE: http://”.http://www.youtube.com/watch?v=YP4GcYGf1Wg

  29. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Caroline Rocha Nº10, Lais Santi Nº22, Natalia Mendes Nº27, Rilley Paranhos Nº30, Tatiane Carla Nº35, Vinicius Lopes Nº36 do 3ª série E do Ensino Médio – Noite .
    Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=nqs1H7MiBos”.

  30. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Amanda Faria Nº03,Bruno Marques Nº08, Douglas Franco Nº09, Estefany Miranda Nº10, Guilherme Taffe Nº13 e Michele Serafim Nº24 do 3ª série D do Ensino Médio – Manhã
    Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=8WczWKFfDRk”.

  31. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Adriano nº 01; Artur nº 05; Marcelo nº22; Tiago nº 33; Willian nº 35; Patricia nº 37 do 3ª série D do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=pgDTzDk-Iz4”.

  32. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Jenifer Mayara N°16, Jessica Dalila N°17, Mayara Gaspar N°23, Taiane Melo N°28, Talita Tairini N°29 do 3°D do ensino medio
    Link do Trabalho: http://www.youtube.com/watch?v=0By7TFEKMTA

  33. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Cibelly Cibuk n°09, Diego Pezote n°15, Felipe Lopes n°20, Rafael Gaspar n°35 e Winnie Beltran n°41 do 3ª série B do Ensino Médio. Link http://www.youtube.com/watch?v=pAyOqTcVoqE

  34. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Débora Azevedo, Fernanda Ribeiro, Franciele Couto, Luana Gomes e Lucas Bueno nºs: 13,21,22,26 e 27 do 3ª série B do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=2lm9mrDEs2s

  35. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Bruna Nº 08 , Dener N° 14, Daiane N° 10 , Yago N° 42, Felipe Alexandre N° 19 do 3ª série B do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=1skD0HDphWg

  36. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Bruno n.º 6 , Camila n.º 7, Matheus n.º 23, Danilo n.º 39 e Barbara n.º42 da 3º série F do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:http://www.youtube.com/watch?v=Ttt7G3IfkU8

  37. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Jorge dos Reis Nº25, Pitágoras Cunha Nº35 e Roger Varjão Nº38 da 3ª série B do Ensino Médio.
    Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=EUG_bxUo_IE

  38. Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: Agatha Nº1, Amanda Nº3, Arlene Nº5, Marina N°24, Rafaela N°29, Thaisa N°33. Da 3ª série E do Ensino Médio.
    Link do trabalho no YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=56fF6U3brK4

  39. TERMO DE CIÊNCIA: PRAZO DE ENTREGA DOS TRABALHOS FOI ATÉ ÀS 23:59 H DE 21-04-2011 – HORA BRASÍLIA

    VOCÊ PODERÁ AINDA POSTAR SEU TRABALHO, PORÉM INFELIZMENTE NÃO TERÁ OS MESMOS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.

  40. “Trabalho de aproveitamento da disciplina Filosofia da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, ministrada pelo Professor Gentil Gonçales Filho, para obtenção de conceitos avaliativos no 1º bimestre de 2011, pela equipe dos seguintes estudantes: (Caroline Nº07,Daniela Nº09,Icaro Nº17, Jéssica Nº18, Mayara Nº24, Stefani Nº27, Tayna Nº29,Thiago Nº30 do 2ª série G do Ensino Médio. Link do trabalho no YOUTUBE:http://www.youtube.com/watch?v=I9z_9GdH0h4


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: