Publicado por: pgentil | 24/02/2010

Expectativas para a disciplina Filosofia para o ano de 2010

miforcal

miforcal

Olá.

Deixe aqui, em comentários, suas expectativas a respeito da disciplina Filosofia para o ano de 2010, na Escola Dom José de Camargo.

Não se esqueça de identificar-se com nome, número e série.

A – Expor suas expectativas e

B – Comentar a frase latina: “Non Scholae sed vitae discimus“.

Parabéns e sejam bem-vindos.


Responses

  1. Espero que em 2010 a disciplina de FILOSOFIA possa ser algo agradável ja que este está sendo o meu primeiro contato com essa matéria tão diferente de tudo que eu estava acustumada a aprender antes !

    aluna: Camila Santana N° 10 1° serie I

  2. continuação :

    (a)’ minhas espectativas é que essa materia não seja muito dificil !

    (b)’ NOM SCHOLAE SEDVITAE DISCIMUS eu entendo por essa frase algo do tipo que a escola é um lugar bom e que devemos sim nos empenhar a ela

    aluna:Camila Santan ² N° 10 1° serie I

  3. Paula Cristine, nº32, série 1ºI

    Minhas expectativas sobre a disciplina Filosofia são boas, apesar d não ter tido muiito contato com a matéria e estar aprendendo mais agora.
    Eu compreendo pela frase latina :”Non Scholae sed vitae discimus”, que o conhecimento adquirido na escola, iremos usar no mundo lá fora.

  4. Minhas espectativas são da matéria continuada da do ano passado, ou seja, a continuação da matéria dada pelo professor. Mas também tenho as espectativa de coisas novas para se aprender, pois penso que a filosofia não apenas ensina a matéria em si, mas sim um pouco da vida, tanto quanto as demais matérias, pois a frase latina “Non Sholae sed vitae discimus”, diz tudo, que não aprendemos para a escola mas sim para a vida. A vida na verdade é um grande aprendizado, uma grande escola, com qual vivemos e aprendemos com nossos erros e com pessoas que tem a experiência e a sabedoria de poder nos ensinar nem que seja um pouco dela, mas que possa nos mostrar o que ele nos espera pelo o mundo.

  5. Muito bem lembrado Caroline: “Mas também tenho as espectativa de coisas novas para se aprender, pois penso que a filosofia não apenas ensina a matéria em si, mas sim um pouco da vida, tanto quanto as demais matérias,…” Parabéns \o/ Gentil

  6. Felipe Barbosa Dominguesche n°14 1° série I
    a) minhas expectativas são aprender muito sobre a impotância da sabedoria para as pessoas e tambem do amor e tambem espero aprender para a vida e não para o trabalho.

  7. b) a frase Non Scholae Sed Vitae Discimus diz que:
    Aprendemos não para a escola, mas sim para a vida
    significa que não é um conhecimento passageiro e sim um conhecimento para toda a vida eternamente como diz o número “7”.

    nome: Felipe Barbosa Dominguesche N°14 1° série I

  8. Minhas expectativas para o ano letivo de 2010 será aprimorar meus conhecimentos, tanto pessoal como profissional,para que possa atuar com amor, ao invés de trabalhar.Desejo também interagir com os próximos, para obter grandes experiências na vida pessoal.
    “Non Sholae sed vitae discimus” é uma frase na qual define aos alunos no que se basear… pois sugere aos mesmos que estude por si, pois escola não é exatamente um local em que tenha de ser analisada como um ingresso para o dinheiro, e sim um passaporte para a vida.

    Jéssica Mayara 1º J Período Noturno

  9. Este ano de 2010, meu maior foco é passar de ano, mas não quero de jeito nenhum passar de ano sem saber nada, por isso estou muito focado para que este ano seje diferente do ano passado e do ano retrasado. Durante as férias pensei muito a respeito para que ir a escola e não fazer nada? Passei dois anos de minha vida perdendo meu tempo, indo a escola não para estudar e sim para brincar, mas esse ano minha expectativa o meu foco é estudar e não ir a escola para brincar e sim para estudar, porque só assim poderei ter um conhecimento maior e não perder meu tempo como estava fazendo.
    E prestar atenção em Filosofia, até parece não ser uma matéria tão chata como sempre pensei!!

    Nomes: Jhonny, Douglas Nº 27, 14 Série 1º J

    Obs: não sabiamos se era para fazer em dupla ou sozinho então fizemos em dupla!!!

  10. “Non Scholae sed vitae discimus“.

    Estudar, aprender, entender. Me traz Sabedoria, Consciência, Inteligência, Realização Pessoal, Poder e Status.
    O jovem tem que pensar da seguinte forma: Ir à escola pensando em ter um bom conhecimento e não pensando em ter um bom emprego, porque Por muito tempo um diploma na mão era sinônimo de se conseguir um bom emprego. Mas os tempos mudaram, e ter uma formação profissional já não é garantia de obtenção da tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

    Nomes: Jhonny, Douglas Nº 27, 14 Série 1ºJ

    Obs: não sabiamos se era para fazer em dupla ou sozinho então fizemos em dupla!!!

  11. Muito bem. Principalmente sobre esta nova percepção da realidade. \o/ Gentil

  12. Minhas expectativas para o ano letivo de 2010, será aprimorar meus conhecimentos, tanto pessoal como profissional, para que possa atuar com amor ao invés de trabalhar.Desejo também interagir com os próximos, para obter grandes experiências pessoais.
    “Non Sholae sed vitae discimus”, é uma frase na qual define aos alunos no que se basear …sugere aos mesmo que estudem por si próprio, pois escola não é um local em que tem de ser analisada como um ingresso para o dinheiro e sim com um passaporte para a vida.

    Jéssica Mayara 1°J n°25

  13. Minhas expectativas sobre a disciplina FILOSOFIA. Como é minha primeiro vez que estudo essa materia espero em aprender coisas interessante.
    Pelo pouco que ja ouvi o prof falar na aula tem tudo a ver com a vida e isso mexeu bastante comigo quero saber muito mais sobre filosofia em relaçao a frase latina entendo que o conheçendo dentro da escola com os estudos naoo so na filosofia como outras materias usaremos na vida inteira por isso a escola é um lugar bom que possa ter otimos professores que pode ensinar e aprender tambem.

  14. 1ºI me esqueci

  15. Espero que nesse ano a disciplina filosofia seja ótima e agradavel, mesmo sendo uma matéria nova e diferente eu espero me dar bem com tudo isso !

    David Mussi da Silva 1° I

  16. Letraa (B)

    __ Eu entendo essa frase como que a escola é um lugar bom e agradavel, e ke devemos ter coragem, confiança e empenho para aprender tudo aquilo que tentam nos passar !

  17. Letraa (B)

    __ Eu entendo essa frase como que a escola é um lugar bom e agradavel, e ke devemos ter coragem, confiança e empenho para aprender tudo aquilo que tentam nos passar !

    David Mussi da Silva 1° I n° 12

  18. Matheus Santos N°27 1° I

    (A) Minhas expectativas para a disciplina de Filosofia, é que seja bem interessante, pois é a primeira vez que tenho contato com a matéria e não sei bem sobre que assunto ela trata.

    (B) Eu entendo pela frase “Non Scholae Csed Vitae Discimus” que o que aprendemos na escola, não fica só na escola, a gente leva para vida toda.

  19. Nome: Caio felipe Série: 1° I

    Minha espectativa sobre Filosofia sao boas,
    é uma diciplina muito interesante.
    Para mim a frase “Non Sed Vitae Discimus”
    significa que levaremos oque aprendemos na escola para sempre em nossas vidas ._.

  20. Minhas expectativas são:
    Obter maior conhecimento de tudo que esta a minha volta,da sociedade em que vivo,do espaço em que me encontro…Tudo isso com a ajuda dessa nova matéria,pois penso que filosofia não é apenas estudar em sala de aula,mas aplicar o que aprendemos no nosso cotidiano!

    “Non Scholae sed vitae discimus“.
    Acho que cheguei a comentar em minhas expectativas um pouco dessa frase já…
    pois acho que não aprendemos apenas para a escola,para passar de ano,para falarmos que sabemos,e sim para aplicar em nosso cotidiano.Não adianta apenas estudar e ficar no papei,temos que aplicar em nossas vidas os conhecimentos que adquirimos,tanto da matéria filosofia como de qualquer outra!

  21. Maíla, nº 24,
    1º I manhã.

    Minha expectativa esse ano é aprender sobre o que realmente é a FILOSOFIA, enterder o “porque” de certas coisas, poder enteder essa nova matéria que até então eu só conhecia por nome!
    E o que eu entendi da frase :”Non Scholae sed vitae discimus” , é que o que aprendemos na escola não fica somente na esccola , mas sim são coisas que vamos levar pra vida toda!

  22. Patrícia Favini n°31 1°I
    As minhas expectativas para o ano de 2010 na matéria de FILOSOFIA é que sejam tratados assuntos interessantes.

    “Non Scholae sed vitae discimus“
    Eu entendo por essa frase que a escola ensina para a vida.

  23. (a)Bom, espero aprende muito na aula de Filosofia, pois é uma matéria nova que muitos alunos já escutaram falar mais não sabem o significado, essas aulas serão novidade.
    Na verdade estou literalmente na expectativa…

    (b)A eu acho que tudo que a gente aprende na escola, não vamos utilizar somente na escola e sim em vários lugares, futuramente no nosso ambiente de trabalho.Que tudo que a gente vai aprender vai levar para a vida toda…
    Jéssica da Silva nº 16 Série 1ºI

  24. Minhas expectativas para a disciplina de filosofia em 2010 é:
    Obter um maior conhecimento sobre essa matéria;
    Poder aplicar tudo o que eu aprender no meu dia-a-dia,para melhor convivência com as pessoas;
    E ampliar meu conhecimento!

    Penso dessa frase:“Non Scholae sed vitae discimus“ ,que não podemos apenas aprender filosofia na escola, e ao sair dela esquecer completamente do que foi estudado.Devemos não apenas usar a filosofia na sala de aula mas também devemos leva-la para nossas vidas.

  25. espespero um ano de muito aprendizagem e muitas vitorias !

  26. Parabéns Jéssica Mayra. Sua argumentação sobre as expectativas e comentários foi muito boa. \o/ Gentil

  27. Bruna Thais:

    Obrigado por seus comentários e que possamos compartilhar com todos os professores nossas experiências. \o/ Gentil

  28. Olá David e DEEH:
    Parabéns pela expectativa. E o seu comentário sobre a frase latina? (Non scholae sede vitae discimus)?
    \o/ Gentil

  29. DEEH

    Muito bem.
    \o/ Gentil

  30. Matheus Santos:

    Parabéns pelo seu posicionamento. Mas o seu comentário da frase latina foi bem literal, não?

    \o/ Gentil

  31. Caio Felipe:

    Boas expectativas, porém seu comentário foi bem literal. Não?

    \o/ Gentil

  32. Muito bem Natalia Cancian:

    Boas expectativas e bom comentário da frase latina.

    \o/ Gentil

  33. Maila Guedes:

    boas expectativas, apenas o comentário que foi um pouco literal, não?

    \o/ Gentil

  34. espero que eu aprenda algo com a materia filosofia
    poi eu não sei nada de filosofia.

  35. Patrícia Favini:

    expectativa interessante, porém o comentário da frase latina foi literal, não?

    \o/ Gentil

  36. Jésica da Silva cardoso:

    Boas expectativas e o comentário foi além da literalidade… \o/ Gentil

  37. Parabéns:

    boas expectativas e excelente comentário.

    \o/ Gentil

  38. B. Fernandes:

    Expectativas vitoriosas, mas sem o comentário…

    \o/ Gentil

  39. Olá Lucas Raganhan:

    vamos começar bem devagar… e também não vamos ficar desanimados afirmando “eu não sei nada”. O importante é termos consciência de que “aúnica coisa é de que nada sabemos” para corrermos atrás desta superação da falta dos conhecimentos, não ficando com medo ou acomodados. Não pensa assim?
    Sem comentário da frase latina… \o/ Gentil

  40. Parabéns pela franqueza…
    Bons estudos…
    \o/ Gentil

  41. Jéssica Mayara:

    Parabéns pelas expectativas e pelo comentário.

    \o/ Gentil

  42. Felipe barbosa:

    parabéns pelas expectativas e comentário.

    \o/ Gentil

  43. As minhas expectativas em relação a matéria de filosofia são as melhores possíveis, a Filosofia como seu próprio significado define, é o “Amor pela Sabedoria”, ou seja além do aprendizado que se adquire ao longo dos estudos, desenvolvemos também uma possição em relação ao mundo que vivemos.
    Referente a frase “Non scholae sede vitae discimus” , essa define a estrutura dos estudos, é o pilar de uma carreira, basta você estrurá-la de acordo com o seu esforço e a sua competência e assim colher grandes frutos no futuro.

  44. Minhas expectativas a respeito da disciplina de Filosofia são positivas. Filosofia é uma disciplina que trabalha além de uma matéria, tem em seus conceitos o princípio das coisas, de onde vieram e para onde vão mostrando assim a raiz de cada palavra, de cada acontecimento. Espero que durante esse ano tenhamos além de matéria e provas referente à filosofia, que possamos a partir das aulas criar o amor pela sabedoria que é o que define a filosofia.

    E referente à frase: “Non scholae sede vitae discimus”, acredito que não exista verdade maior, pois além do conhecimento tudo que fazemos e aprendemos enquanto vivemos é para vida, até porque não existe outro lugar para aplicarmos nossos conhecimentos e experiências se for nela nosso grande e maior tesouro.

  45. Parabéns Tatiane Carla:
    Muito bom as expectativas e os comentários.
    \o/ Gentil

  46. Michele Serafim:

    Parabéns pelos comentários.

    \o/ Gentil

  47. Bom… esse ano acredito q estarei vivenciando novas esperiencias, pois nao tinha filosofia no ano pasado, e pra min é uma matéria muito importante porque nos ensina a refletir uma pouco sobre nossas ações no dia-a-dia e que servirão por toda vida…

    enquanto a frase, é a pura verdade, pois nao devemos estudar para uma prova, para um trabalho escolar, enfim, devemos estudar para adquirirmos conhecimendo para nos mesmo e nao para poder ter um bom emprego!!!

  48. Minhas expectativas para a disciplina de Filosofia no ano de 2010 são boas!!
    Espero aprender muito, aumentar meus conhecimentos e levá- los para minha vida.

    “Non Sholae sed vitae discimus” esta frase diz tudo, com certeza não aprendemos pra escola e sim para a vida, a escola nada mais é que os primeiros passos para a estrada da vida, nela temos os primeiros conhecimentos e aprendemos tudo, e principalmente a fazer o melhor pra não errarmos nesta grande caminhada.

  49. a)bom para esse ano em filosofia eu espero aprender um pouco mais sobre o que realmente significa filosofia e o que realmente significa ser um filosofo, ver como a filosofia se encaixa nos dias atuais e estudar os grandes filósofos da antiguidade e seus feitos.

    b)“Non Scholae sed vitae discimus“:
    Não aprendemos para a escola, aprendemos para a vida.
    essa frase diz tudo sobre o que significa aprender, nós estamos na escola estudando não para o momento mas para o futuro, no momento nada do que estamos estudando parece importante ou interessante porque não serve para o momento , mas no futuro vamos descobrir a importância de tudo aquilo e nos arrepender por não termos prestado mais atenção porque realmente iremos finalmente precisar usar todo o nosso conhecimento adquirido é claro na escola

  50. A – Espero aprender mais sobre os grandes filosofos e sobre suas teorias…não conheço muito sobre este assunto…

    B – esta frase deve dizer que tudo o que iremos aprender, não só na escola como em outros lugares, nós iremos levar para toda a vida e iram ajudar-nos em tudo o que teremos daqui para frente

    Vinícius Lopes Gonçalves, Nº 35?, 2º F

  51. Eu espero que esse ano eu consiga compreender bem a matéria, pois eu acho que vai ser mais complicada do que a matéria de filosofia que eu tive de 1° a 4° série do ensino fundamental, espero aprender bastante sobre os filosofos do passado e raiz de cada palavra…

    O que eu entendo sobre a frase “Non scholae sed vitae discimus” é que ela é uma grande verdade pois tudo que nós aprendemos na escola um dia nós usaremos na nossa vida futura, seja para trabalhar, no casamento, na família, etc… Por isso devemos de algum jeito dar o melhor de si na escola e não ir lá só pra ficar de brincadeira…

  52. A respeito da materia de Filosofia, e que eu consiga me aprimorar mais, ter um conhecimento e que eu possa aplicar no meu dia-a-dia

    – “Non Scholae sed vitae discimus“.A respeito dessa frase:o que aprendemos na escola, é para colocartmos em pratica na vida mundana
    e nao usarmos somente na escola.

    Dhanata Caroline Girotti 2’G

  53. a)em relação a matéria de filosofia eu espero poder aprender o verdadeiro significado de filosofia e de ser um filósofo, aprender mais sobre os antigos filósofos e seus feitos e realmente compreender o significado de amor e busca constante da sabedoria.

    b) “Non Scholae sed vitae discimus“.
    não aprendemos para a escola, aprendemos para a vida.
    essa frase diz tudo sobre o realmente significa aprender, nós não estudamos para o momento, para o hoje, mas sim para o futuro, para o amanhã. No futuro poderemos ate nos arrepender de não ter prestado mais atenção no que os professores diziam pois será no futuro que realmente vamos precisar e realmente, vamos usar tudo o que estudamos e aprendemos na escola, no futuro vamos agradecer por aqueles professores que pegavam no nosso pé, porque realmente não estudamos para a escola mas sim para a vida futura, para podermos fazer o que queremos fazer de nossas vidas.

  54. Minhas espectativas da matéria de filosofia são boas, penso em aprender coisas novas, pois sabemos que a filosofia ensina coisas que talvez levaremos para o resto da vida, mas não apenas a filosofia, mas as demais matérias, tudo o que aprendemos e vivemos, é um tesouro para a vida “lá fora”. A frase “Non scholae sed vitae discimus”, que não aprendemos para a escola, mas sim para a vida, nunca deixará de ser verdade, pois realmente o que aprendermos, levaramos conosco sempre para toda a vida, mas na verdade a vida é uma grande escola, com qual aprendemos com nossos erros e cada dia um aprendizado novo.

  55. celso rafael, N°11, 2°G
    minhas expectativas a respeito da disciplina de Filosofia são positivas. filosofia estuda tudo, todas as coisas que vemos e talvez nem percebemos, mas ela concegue perceber isto, para tudo tem uma resposta. Em 2010 quero aprender mais sobre a filosofia, quero saber de tudo que ela pode fazer e descobrir e etc.
    e referente á frase: “Non scholae sede vitae discimus”, tudo o que aprendemos na escola não é o suficiente para convivermos em uma sociedade, pois só a sabedoria que obtivermos na escola so vai nos ajudar em partes, e o resto é a vida que nos ensina, pois não tem outro lugar para nos expor nossos conhecimentos. Então devemos aprender na escola e saber que la fora estaremos esperando outra coisa.

  56. Minha expectativa para filosofia esse ano é poder entender mais um pouco do que é filosofia, estudar sobre assuntos que nos façam pensar sobre algumas coisas que as outras matérias não ensinam.
    Nós temos a terrível mania de decorar e não realmente aprender, pois temos preguiça de pensar, mais na sua matéria é diferente.
    Sobre a frase “Aprendemos não para a escola mas para a vida”
    É mesmo uma verdade, não entendemos as vezes porque nossos pais e professores pedem tanto para nós estudarmos, que sem estudo não somos nada, essa é uma frase que já diz tudo, não estamos na escola para simplesmente passar de ano, e sim para aprender um pouco sobre o que é a vida ” lá fora”.

    Conhecimento não é simplesmente uma coisa descartavel, e sim uma coisa que levaremos para o resto de nossas vidas passando para outras pessoas.

  57. A) Minhas expectativas neste ano letivo é aprimorar meus conhecimentos sobre a filsofia e aproveitar o maxímo as explicações passadas pelo professor. Esses conhecimentos são muito importante para termos uma sociedade melhor.

    B) “Non Scholae sed vitae discimus“.
    O que eu entendo nesta frase é : o que aprendemos hoje na escola, o importante é se lembrar fora dela e praticar o que lhe foi ensinado. Pois isso levaremos em toda nossa vida!

    NATHANY ZABINI 3°B – MANHÃ

  58. Minhas expectativas para 2010 na materia de filosofia são boas. Espero conseguir aprender muitas coisas, pois, tudo o que eu aprendi até hoje nessa matéria eu vou levar para a vida, principalmente sobre o a matéria de Ética e Moral.

    sobre a frase:
    Bom eu entendo por essa frase que tudo o que aprendemos na escola, não tem que ficar lá dentro, mas devemos lembrar sempre dos assuntos tratados em sala de aula, pois em algum momento ele será essencial no decorrer de nossas vidas.

  59. Espero aprender mais deste ultimo ano na escola.
    Sendo que a filosofia levarei por toda minha vida, pois ela nos ensina a ser uma pessoa melhor : respeitando as pessoas e sempre ter ética no que fazemos. Sei que ao passar dos anos, não me lembrarei de todas as matérias, mas a filosofia não se esqueçe .

    B) “Non Scholae sed vitae discimus“. O que tenho certeza é que o que aprendemos na escola levaremos pra vida toda é : aprender a conviver em grupo, conviver com as pessoas apesar de suas diferenças.

  60. Espero aprender mais deste ultimo ano na escola.
    Sendo que a filosofia levarei por toda minha vida, pois ela nos ensina a ser uma pessoa melhor : respeitando as pessoas e sempre ter ética no que fazemos. Sei que ao passar dos anos, não me lembrarei de todas as matérias, mas a filosofia não se esqueçe .

    B) “Non Scholae sed vitae discimus“. O que tenho certeza é que o que aprendemos na escola levaremos pra vida toda é : aprender a conviver em grupo, conviver com as pessoas apesar de suas diferenças.
    nathiely zabini – 3°C – manhã

  61. Bom espero em mais um ano com esse grande professor entender o pq dá vida e procurar respostas para não dizer não sei ou sei lá !!!

  62. As minha espectativas a matéria de ”Filosofia” são as melhores possiveis e claro tbm as positivas . Espero que seja uma disciplina muito intereçante , e que tds os alunos possam si entereçar por ela , só que naum basta só isso neh ? ! Para os alunos poderem si enterçar e aprender com a sua sabedoria vocce poderia ir com calma , não passar coisas e nem perrguntar coisas que ninguem posso ter ouvido a falar … Boom espero que esse ano seja muito produtivo e que o professor ”Gentil ” possa ensinar um pouko do que ele sabe …

    Penso dessa frase:“Non Scholae sed vitae discimus“ , que não podemos apenas aprender filosofia na escola , e ao sair dela esquecer completamente do que foi aprendido na aula .
    Devemos não apenas usar a filosofia na sala de aula mais também devemos cultivala em nossa vida lah fora , pois filosofia não se aprende só com o professor mais tambem com a iversidade de lugares aonde possa se ter culltura e sabedoria !

    E éh isso espero ter conseguido me espressar-me beem !

    Éverton Ricardo Wulf dos Santos nº17 ñ tenho serteza 1ºJ

  63. Minhas expectativas em filosofia são boas, porque eu pretendo aprender mais sobre as coisas, seus significados e sua importancia como é trabalhado na matéria, e adquirir com o tempo o amor pela sabedoria que acredito eu ser o grande intuito de tudo !

    A respeito da frase eu concordo plenamente, pois tudo que aprendemos e fazemos é para nossa propria vida mesmo, pois não há bem maior do que ela, por isso queremos muda-la e melhora-la sempre !

  64. (A)Tenho boas expectativas Para esse ano em filosofia, ja que é o ultimo ano na escola quero aprender não só para passar de ano, mais para a vida toda.

    (B)“Non Scholae sed vitae discimus“.
    Significa que não devemos aprender só para esse momento, que devemos ir fundo em nosso aprendizado para que possamos utilizar isso em toda nossa vida.

  65. Eu to gostando bastante da materia nâo é aquela bicho de sete cabeça como as pessoa falavam,e que eu possa aprender bem mais do que ja estou aprendendo é meio cpmplicado mais nada que seja impossivel so para aqueles sem vontade.
    Mais estou contente e vai dar td certo

    laiane 1ºg

  66. Espero enriquecer meu conhecimento em filosofia, trabalhar o máximo possivel para que eu possa entender realmente e aplica – la na minha vida social e na correria do dia – a – dia.

  67. Eu espero que eu aprimorize o meu conceito sobre a filosofia, e que as matérias do livrinho seja mais legal que a do ano passado, pois também a matéria é fácil e o conhecimento do nosso professor é maior do que o grau de aprendizado do livro, com isso, nós podemos aprender um pouco mais e explorar o conhecimento do professor🙂

    E sobre a frase, que eu acho muito bonita, eu concordo plenamente e acho que muitas pessoas não dão valor o suficiente na escola (inclusive eu, mais só as vezes), pois a escola é um aprendizado muito grande (pois há inumeors conhecimentos sobre a história do mundo, matemática, e muito etc) e um pré emprego, pois ensina como lhe dar com pessoas, enfim… é bom para a vida toda🙂

  68. aaah e eu esqueci do meu numero professorzinhooo hahahaha
    é 22 , eu sou do 3º B e é sala 02😀

  69. Eu espero que este ultimo ano, a filosofia seja muito util, porque a filosofia não é somente para refletir e sim saber o amor da sabedoria. Espero que eu aprenda muita coisa com esta materia.

    Non scholae sed vitae discimus – Não aprendemos para a escola e sim pela vida ;D

  70. Eu Espero q melhore ainda mais, e que o Profº Gentil Continue assim um Ótimo profº ..Abrasso

  71. a)Minhas espectavivas são de ententer de forma clara as dicilplinas da filosofia,ententer a sociedade em si ,seus atributos e sua sabedoria.

    b)Pra mim o significadi da frase latina “Non scholae sevitae dicimus” é que a escola prepara alunos para a vida nõ para o emprego, q a sabedoria que se obtem na escola deve ser a aplicada em todas as áreas no nosso dia-a-dia.

  72. a) as minhas expectativas quanto á matéria são as melhores possíveis! aos longo dos anos(1º,2º e 3º EM)temos a chance de adquirir novos conhecimentos e desta forma aprendermos á formar opniões que iremos usar para a vida toda!

    b) quando aprendemos uma matéria nova, ou quando deixar-mos de prestar atenção, fazer lição; não estamos deixando de beneficiar a escola mais sim a nós mesmos pois estamos ali para adquirir conhecimento para nós não para a escola!

    Juliana Lima de Sousa nº22 – 3ºE

  73. Minha expectativa e aprender mais sobre filosofia e alem de aprender saber usar ela no meu cotidiano e sobre a frase eu penso que nao aprendemos e estudamos so para passar de ano e ser um bom aluno e sim para ser alguém melhor no futuro e aplicar os meus conheçimentos para as pessoas tanto da materia de filosofia quanto das outras, pois a filosofia nos ensina muita coisa, basta sabermos usá-la e intendê-la

  74. Taiane n34 Serie 2A
    a) As minhas expectativas a respeito da disciplina de filosofia e que ter de obter maior conhecimento sobre o seu verdadeiro significado e obter. E poder ampliar tudo o que eu aprendi para o meu dia-a dia.
    b) a frase significa para min que não importa a escola seja ela ruim ou não o que importa de verdade que os alumos que faz a escola se o aluno. comcordo com esta frase

  75. A frase significa muito para completamente todo mundo. Pois todos, sempre têm a oportunidade de traças seu próprio futuro e alguns optam pelo lado certo, outros, porém, pelo lado errado.

    As pessoas que escolhem o lado errado, têm mais facilidade de conseguir as coisas (conseguem pela força física ou pela violência) e, raramente essas pessoas não têm estudos, pois entraram na vida do crime e da violência, etc.

    Agora, as pessoas que escolhem pelo lado certo, sempre alcançam maneiras e ótimas vantagens que as motivam mais na vida, como por exemplo: uma boa faculdade, com isso resultando em um bom emprego, etc.

    Eu penso que a escola influencia muito nessa parte, pois é nela que escolhemos o que queremos ser no futuro.

    Willian Chagas Padula nº40 3ºF

  76. Ana n06 serie 2A
    a) Uma aula dinâmica, clara e objetiva. Interesante ,conhecendo a filosofia e ampliando os nossos conhecimento,ensinando nos a viver.
    b) Concordo com a frase pois a escola nos ensina a sobreviver a cada dia , dando a oportunidade de aprender a conquistar nossos ojetivos assim nos prepando para o futuro, para vida

  77. A respeito das minhas expectativas sobre a disciplina de Filosofia são, primeiramente, visar uma idéia mais ampla sobre a matéria e expandir meus conhecimentos sobre tais. A Filosofia sempre me chamou bastante atenção, de uns tempos pra cá tive muita vontade de futuramente cursar uma faculdade sobre Filosofia. Suas divisões, seus olhares, tudo dentro dela não é um padrão, é apenas pontos de vista diferentes, expondo que cada um tenha uma idéia a qual desejar sobre tais assuntos. A única coisa que me deixa magoada é a maneira como professores são tratados hoje em dia, e foi isso que me fez perder a vontade de licenciar em Filo, mas enfim, está ai minha resposta.

    Referente a frase “Non scholae sede vitae discimus” digo apenas que sua tradução já diz tudo: “Não estudamos para a escola, mas sim para a vida”. E tudo que fazemos, tudo que aprendemos, que convivemos, que vemos ou ouvimos, são levados a diante respectivamente para nossas vidas, mesmo que as vezes não saibamos, mas tudo está em nossa memória mundana, ou seja, a memória não individual, aquela que todas as pessoas tem dentro de si, e que ao aprenderem alguma coisa vao usurfruir de tal conhecimento.

    Obrigada Gentil, espero que tenha chegado à sua conclusão.
    Beijos, se cuide.

  78. Ah professor, me esqueci de dois detalhes. hehe
    Sou o Numero 13 e estou no 2A😀

  79. Minhas expectativa para o ano de2010 com respeito a matéria de filosofia é obter mais conhecimento.E discutir o que eu não entender e o que eu não concordar.Por razão da filosofia ser meio complicada.

    Com respeito a frase em latim “Non scholae sede vitae discimus”.Sub entendesse que tudo que aprendermos, se realmente tirarmos proveito vai nos beneficiar, e muito, e não aos que estão nos ensinando ou a escola.

  80. tuane n°33 serie 2E
    A)Uma aula diferente,Interesante,dinamica para entendermos melhor a materia e aumentar nos conhecimentos.
    B)“Non scholae sede vitae discimus” concordo com a frase por que na escola é como fosse a nossa segunda casa e é na escola que nos preparamos para para o futuro e a vida e é com a escola que conseguimos nosso objetivos

  81. Guilherme:

    Parabéns, espero que aprecie as discussões de Filosofia neste ano. Espero que aquilo que assimilar na filosofia seja para sua vida toda. .. \o/ gentil

  82. Vitória:
    A escola é a primeira experiência de grupo social, fora a Família e a Igreja. De fato passamos boa parte de nossas vidas na escola e deveríamos valorizar muito mais este espaço de construção do conhecimento. Não pensa assim? \o/ Gentil

  83. Joézer:
    Parabéns. vamos estudar vários filósofos, mas em especial Descartes e a questão do Cogito.
    De fato apredemos não para o presente, mas sim para o futuro, de maneira a tornar significativas as experiências em sala de aula.
    \o gentil

  84. Vinicius:
    Ficou um pouco confusa a respsota da segunda parte. Espero compartilhar nosso conhecimento sobre alguns temas filosóficos. \o/ Gentil

  85. Cintya:
    Que bom que você já teve os rudimentos de Filosofia com os excelentes professores de Filosofia da rede municipa.
    Eu também fui professor de Filosofia para crianças durante um longo tempo. Tenho saudades. Espero retornar em breve para as minhas criañças. Esero que realmente você possa utilizar dos conhecimentos comentados em nossa escola em sua longa vida.

    \o/ Gentil

  86. Dhanata:

    Mais do que útil a Filosofia deve ser questionadora da realidade e portanto apresentar razões para a mudança da sociedade. Que você aprenda com a nossa convivência que a a sociedade precisa ser modificada. Não acredita nisto? \o/ Gentil

  87. Espero enriquecer meu conhecimento em filosofia, trabalhar o máximo possivel para que eu possa entender realmente e aplica – la na minha vida social e na correria do dia – a – dia.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: